Mauro Fonseca/PowerMix
São José do Rio Claro/MT
Um morador do bairro Residencial Casa Nova, em São José do Rio Claro/MT, acionou a equipe do Portal News MT após encontrar notas aparentemente falsas de R$ 100 e R$ 200 abandonadas na região. O caso foi levado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil, onde as cédulas foram apresentadas para análise.
As notas, que estavam molhadas, tiveram parte da tinta desbotada, o que acabou revelando indícios de falsificação. Segundo o repórter Marcos Júnior que esteve no local, as cédulas foram confeccionadas de forma grosseira, impressas frente e verso em papel comum e depois coladas para simular uma nota verdadeira. Apesar da simplicidade da falsificação, o tamanho semelhante ao das cédulas originais e a aparência geral podem enganar principalmente em situações de movimentação intensa nos comércios.
A Polícia Civil alerta que notas falsificadas podem estar circulando na cidade, e destaca a importância de atenção redobrada por parte de comerciantes e consumidores. “Na correria do dia a dia, especialmente em momentos de troco ou pagamentos rápidos, há risco de essas notas passarem despercebidas”, alertou um investigador.
Ainda segundo as autoridades, a condição das notas já danificadas pela umidade, dificultou a avaliação completa da falsificação. No entanto, as características observadas indicam a possibilidade de um esquema maior de produção de cédulas falsas na região. “Se existem essas duas, é sinal de que podem existir outras”, reforçou a equipe policial.
A orientação para os moradores e trabalhadores do comércio local é clara: sempre conferir as notas recebidas, especialmente em transações com valores altos ou grande volume de cédulas. Caso alguém receba uma nota suspeita, deve procurar imediatamente a Delegacia de Polícia Judiciária Civil para registrar a ocorrência.
A falsificação de moeda é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, com penas que podem ultrapassar cinco anos de reclusão. Mesmo que a falsificação tenha sido feita "como brincadeira", como cogitou o repórter do portal, a prática é ilegal e pode gerar sérias consequências.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM