Senai/MT
Nova Mutum/MT
Desde o início de 2025, adolescentes da rede pública que cursam o ensino médio integrado a um curso técnico do Senai em Nova Mutum passaram a contar com uma nova ferramenta para o autoconhecimento e preparação para o futuro: o Projeto de Vida. O componente curricular é ofertado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e atende cerca de 2,6 mil estudantes em 18 cidades de Mato Grosso.
Mais do que uma disciplina, a proposta visa preencher lacunas deixadas pelo ensino tradicional ao priorizar o desenvolvimento de competências emocionais e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho. “O Senai percebe que as empresas valorizam cada vez mais profissionais que sabem colaborar, se comunicar e lidar com pressão”, explica Iago Venâncio, especialista em Educação do Senai. “O Projeto de Vida atua como uma ponte, preparando os estudantes para se inserirem e prosperarem em ambientes de trabalho modernos.”
Com carga horária de 120 horas por ano, os alunos aprendem sobre liderança, criatividade, inteligência emocional, relacionamento interpessoal e resolução de problemas com métodos ativos de ensino. Nada de aulas expositivas: os jovens protagonizam sua formação por meio de dinâmicas, simulações, projetos e desafios reais.
A professora do Senai Distrito Industrial, Vânia Lourenço, conta que percebeu uma grande mudança no comportamento dos estudantes. “Eles estão mais confiantes, persistentes e colaborativos. O trabalho com projetos e atividades em grupo desenvolveu empatia e respeito entre eles”, relata. Ela cita como exemplo o GP de Inovação do Senai, em que os alunos de várias cidades, incluindo Nova Mutum, receberam desafios reais da indústria e criaram soluções concretas com base em tudo que aprenderam.
Além de Nova Mutum, o Projeto de Vida está presente em Alta Floresta, Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde, Poconé, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Para Iago Venâncio, a parceria com a Seduc confirma a credibilidade da metodologia Senai. “É uma formação alinhada com as necessidades reais do setor produtivo e com o desenvolvimento completo dos nossos jovens.”