Heliara Furlan
Nova Mutum-MT
“Na sexta-feira saio de casa com a barriga retinha, quando chega a segunda-feira, acordo parecendo um baiacu! ”. Você se identifica com essa situação? Calma! Vou te explicar o que acontece.
Existem pessoas que chegam a ganhar 5Kg só no final de semana e isso não é tão raro de se ver. Mas quero que entenda que você não ENGORDOU, você INCHOU. Quando dizemos que engordamos, significa que ganhamos gordura corporal e isso não acontece tão rápido assim. Para ganharmos 1 Kg de gordura é necessário o consumo de aproximadamente 8000 Kcal, sendo que o consumo diário considerado “normal” é de aproximadamente 2000 Kcal.
Peso na balança representa tudo que compõe nosso corpo: ossos, músculo, gordura e os líquidos corporais. Os líquidos corporais são: sangue, água e linfas, os quais oscilam muito. Da mesma forma que desidratamos, também retemos/acumulamos líquido, o que chamamos de retenção hídrica ou edema.
A retenção de líquidos pode ser entendida como o acúmulo excessivo de água entre as células. No final de semana é muito comum termos hábitos que favorecem esse acúmulo, como aumentarmos o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples e sódio (doces como sorvetes, chocolates e demais sobremesas elaboradas, pizza, macarronada, feijoada, churrasco, embutidos, conservas e etc.), de bebidas alcoólicas e diminuirmos as atividades físicas.
Algumas alterações hormonais e uso de medicamentos (como corticoides) também favorecem o edema. Na mulher, a progesterona é responsável por uma real e fisiológica retenção de líquidos, que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual, principalmente na última semana que antecede a menstruação. Então, as mulheres são ainda mais acometidas.
Veja como sua rotina e seus hábitos interferem no seu corpo, o efeito que eles têm na sua saúde. O edema no final de semana pode indicar maus hábitos. Agora se ligue nas 10 dicas que vou te passar para diminuir a retenção de líquidos!!
Dicas da nutri:
1) Aumente o consumo de ÁGUA! Faça o cálculo para saber a quantidade necessária para seu corpo: 35 mL x Kg de peso. E beba essa água ao longo do dia e não tudo de uma vez.
2) Consuma mais chás diuréticos: chá verde, hibisco, cavalinha, salsinha e dente de leão. Faça a infusão da erva (e não chá de saquinho). Se não gostar de chá puro, pode fazer suchá, ou seja, em vez de colocar água para bater o suco, coloque o chá. Cuidado com a quantidade! Não ultrapasse 3 xícaras por dia.
3) Consuma frutas diuréticas: melancia, melão, abacaxi, limão, pera e maçã.
4) Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio (frutas e verduras - principalmente os crus) e em magnésio (nozes e sementes, grãos integrais e vegetais verde escuros).
5) Consuma probióticos, como iogurtes naturais, kefir, kombucha, ou mesmo probióticos em cápsulas ou sachês. Eles vão regularizar seu trânsito intestinal e aumentar a absorção dos nutrientes.
6) Substitua o sal para preparar ou temperar os alimentos por ervas aromáticas, como salsinha, orégano e tomilho por exemplo.
7) Reduza o consumo de alimentos industrializados, embutidos e ricos em carboidratos refinados.
8) Evite o consumo de bebidas alcoolicas. Não só os dias que bebe, mas também o volume que consome. E quando for beber, prefira as bebidas não enriquecidas com açúcar ou sal. Intercale a ingestão de álcool com água.
9) Pratique alguma atividade física também nos finais de semana. Seu corpo não sabe quando é sábado ou quando é segunda-feira, é necessário colocar o esqueleto para se mexer todos os dias!
10) Conheça seus hábitos de final de semana e observe o que te prejudica, para fazer as mudanças necessárias. Nosso corpo é muito esperto, ele nos dá sinais quando algo não vai bem, precisamos entendê-los!
Atenção: se os sintomas permanecerem por vários dias, procure um médico para investigar outros possíveis diagnósticos.
Foto: Arquivo Pessoal

Heliara Furlan – CRN/1: 9900
Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso;
Especialista em Nutrição Clínica; Pós-graduada em Saúde do Adulto e Idoso com ênfase em Cardiovascular pelo Programa de Residência Multiprofissional; Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional.
Cleide Regina Paes Giandoni 25/06/2022
Boa Noite não sei mais o quê fazer para engordar pq como muito bem e mesmo assim não consigo engordar
1 comentários