Mauro Fonseca/Power Mix
Nova Mutum/MT
Um empresário de Nova Mutum sofreu uma tentativa de golpe logo nas primeiras horas dessa manhã, mas conseguiu se livrar dos estelionatários assim que percebeu algo estranho. Ele recebeu um e-mail do Corpo de Bombeiros alegando que sua empresa tinha uma vistoria marcada e suspeitou do documento que tinha uma área escrita "acessar documento oficial".
Em contato com a 5ª CIBM, o empresário descobriu que tratava-se de um golpe. Nossa reportagem falou por telefone com o Capitão Thales Emmanuel, que nos explicou que só existem duas maneiras de agendamento de vistoria: A primeira é fazer contato com o Corpo de Bombeiros requisitando a presença dos militares para uma vistoria física e a segunda é via procedimento online, onde o próprio empresário preenche uma documentação que em 80% evita a necessidade da vistoria.
Thales nos explica que o Corpo de Bombeiros nunca envia e-mail avisando sobre vistoria e que, caso alguém receba algo semelhante, que procure o quartel imediatamente. O militar diz que o intuito desse golpe é fazer com que o empresário clique no link da imagem e ali um software espião copia, transporta e até clona dados como números de documentos e contas bancárias. Ele relata que houve notícias de golpes que chegaram a R$ 100 mil de prejuízo.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM