Mauro Fonseca/PowerMix
Nova Mutum/MT
Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (27), revelam uma intensa movimentação populacional no Brasil nos últimos anos, com destaque para o estado de Mato Grosso. O estado foi o quarto com maior entrada de pessoas vindas de outras regiões do país entre 2017 e 2022, recebendo 103.938 novos moradores.
Com esse fluxo, Mato Grosso registrou um saldo migratório positivo de 2,84%, a segunda maior taxa proporcional do Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina, que lidera o ranking com um ganho de 354.350 pessoas no período. Em números absolutos, Goiás e Minas Gerais ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares com maiores saldos migratórios.
Esse crescimento populacional é visível em diversas cidades do interior mato-grossense, como é o caso de Nova Mutum, que tem se consolidado como um polo de atração para migrantes em busca de qualidade de vida, oportunidades no agronegócio e desenvolvimento urbano. O município, que contava com 55.648 habitantes em 2022, saltou para 61.223 habitantes em 2024, um aumento de mais de 10% em apenas dois anos.
Grande parte desses novos moradores têm origem no Nordeste brasileiro, especialmente do Maranhão, estado que, por sua vez, foi o segundo que mais perdeu população no período, com saldo negativo de 129.276 pessoas. Essa movimentação reflete um redesenho do mapa populacional do país, impulsionado por fatores como geração de empregos, avanço da agricultura e infraestrutura mais atrativa em regiões antes consideradas secundárias no fluxo migratório nacional.
A transformação demográfica observada em Mato Grosso, e em cidades como Nova Mutum, evidencia a força econômica do estado e o potencial de crescimento que tem se materializado não apenas em indicadores econômicos, mas na própria composição de sua população. O novo perfil migratório brasileiro mostra que os caminhos da prosperidade vêm se desenhando cada vez mais no interior do país.
Gustavo 30/06/2025
Será que o peba do prefeito vai aumentar a segurança da cidade? Muita gente sendo presa com drogas, muita violência na cidade e nada está sendo feito. Ah, está sim, estão pegando motos nas blitz.
1 comentários