Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum/MT
A concessionária Nova Rota do Oeste dará início, no dia 5 de maio de 2025, à cobrança da tarifa de pedágio sobre todos os eixos — inclusive os suspensos — de veículos de carga com Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto que trafegarem pela BR-163, em Mato Grosso.
Autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a medida tem como objetivo coibir fraudes e isenções indevidas, promovendo maior controle sobre os veículos que circulam com carga, mas utilizam eixos suspensos para tentar reduzir o valor do pedágio.
A verificação será realizada de forma automatizada, por meio de câmeras que leem as placas dos veículos nas praças de pedágio e cruzam as informações com a base de dados do Operador Nacional dos Estados (ONE), gerido pela Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul. Se for identificado um MDF-e ativo, considera-se que o veículo está carregado e, portanto, sujeito à cobrança por todos os eixos.
Além da checagem eletrônica, haverá inspeção visual. Veículos comprovadamente vazios permanecerão isentos da tarifa sobre eixos suspensos, conforme prevê a regulamentação vigente.
A Nova Rota do Oeste orienta que os responsáveis pelo transporte encerram o MDF-e imediatamente após a conclusão da entrega, para evitar cobranças indevidas e transtornos nas praças de pedágio.
A concessionária reforça ainda que a prática de circular com eixos indevidamente suspensos, além de aumentar o risco de acidentes, configura infração grave, de acordo com o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa e penalidades.
Informações detalhadas sobre tarifas, formas de pagamento e condições da nova sistemática podem ser obtidas por meio do telefone 0800 065 0163 ou no site oficial www.novarotadooeste.com.br.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM