NOVA MUTUM, 16 de Julho de 2024
icon weather 16 º 31 º
DÓLAR: R$ 5,43
Logomarca

GERAL Sábado, 05 de Dezembro de 2015, 03:09 - A | A

05 de Dezembro de 2015, 03h:09 - A | A

GERAL /

Programa A União Faz a Vida completa 10 anos em Nova Mutum



Município foi o primeiro de Mato Grosso a receber o programa, que trabalha conceitos de cooperação e cidadania nas escolas.

“É uma marca pra ser celebrada com muito entusiasmo. O programa A União Faz a Vida em 2015 celebra 20 anos em âmbito nacional, e Nova Mutum compartilhou de 10 anos dessa história”, comemorou a gerente de Programas Sociais da Central Sicredi Centro Norte, Andrea Passos, ao destacar a importância do trabalho desenvolvido no município para o desenvolvimento do programa, que leva conceitos de cooperação e cidadania às escolas. Nova Mutum foi o primeiro município de Mato Grosso a aderir ao programa coordenado pelo Sicredi, e hoje comemora uma caminhada que envolve educadores, alunos, pais e comunidade para a melhoria da educação e da formação de crianças e adolescentes. “Mato Grosso começou a envolver a comunidade no programa A União Faz a Vida, e o programa se tornou um movimento. Isso, em âmbito nacional, contagiou. O programa não ficou dentro das escolas, ele envolve pais, envolve comunidade, envolve poder público, os projetos são temas que apenas o livro escolar e o currículo não ensinam, então a criança vivencia as práticas, e a partir dessa vivência, ela transforma realidades. E é isso que estamos vendo aqui”, reforçou Andrea, durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos de implantação do programa em Nova Mutum, que reuniu professores e apoiadores, nesta quinta-feira, 3.

Conforme lembrou a secretária de Educação de Nova Mutum, Elena Maas de Lima, desde a sua implantação, o programa seguiu os princípios democráticos para promover o envolvimento de toda a comunidade, essencial para o sucesso dos trabalhos. “A metodologia do programa avança a cada ano, porque torna o aluno o principal ator dentro desse processo. E assim criamos possibilidades para que ele possa construir o conhecimento. E quando trabalhamos com valores como solidariedade e respeito nas unidades escolares, estamos trabalhando atitudes que podem mudar esse cidadão no futuro. Com certeza nós teremos cidadãos mais comprometidos”, observou a secretária.

Abraçando o primeiro projeto desenvolvido na metodologia do programa, em 2005, a Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira, na Comunidade Pontal do Marape, encontrou uma forma de envolver a comunidade para solucionar um problema ambiental que afetava a região. O gestor da escola, Gilmar Godoi, recordou-se que alunos, professores, pais e comunidade em geral participaram desde a coleta de sementes nativas, até a produção de mudas e plantio para recuperação de áreas degradadas próximas às nascentes.

Este envolvimento de todos os acreditadores, como são os chamados os que trabalham para o programa A União Faz a Vida acontecer, é uma das marcas de Nova Mutum, na avaliação do presidente da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio. “Os professores e os pais são os grandes responsáveis pelo programa A União Faz a Vida se fortalecer nas escolas, mas também o poder público, que em todas as gestões, independente de partido que estava administrando o município, sempre teve o programa A União Faz a Vida como o seu programa de sustentabilidade na educação. E é muito importante dar essa sequência”, assinalou Eledir, enfatizando que o programa é uma iniciativa que gera resultados a longo prazo, com a formação de cidadãos que fazem a diferença na comunidade.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia