Mauro Fonseca/Power Mix
Nova Mutum-MT
Foi uma noite de muito aprendizado para pessoas dos mais diversos setores da sociedade que compareceram ao Salão Paroquial na noite de ontem para falar de trânsito. O assunto tem ganhado força entre a comunidade e ainda mais agora com a campanha do "Maio Amarelo", que envolve Prefeitura, Ciretran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defensoria Pública.
No evento desta noite, algumas pessoas saíram impactadas e perplexas com a maneira com que o trânsito afeta nossas vidas. O Corpo de Bombeiros, através do Sargento Davi, mostrou estatísticas reais dos números de acidentes em Nova Mutum que demonstram a necessidade da implementação de políticas públicas e mudança de cultura para a segurança de todos.
Já a Polícia Militar focou em mostrar a realidade de trânsito em Nova Mutum e as principais infrações cometidas. O Major André, subcomandante do 26º BPM, trouxe dados sobre a imprudência e falou do quanto isso onera os cofres públicos e, por consequência, gera despesa para todos os que se utilizam do trânsito para se locomover.
A Defensoria Pública, por meio da Dra. Carolina Renée, abordou as questões jurídicas que envolvem o trânsito e a saga na luta por espaços no sistema de saúde para quem é vítima de acidente. Embora a defensoria atue de forma marcante nesta área, aumenta cada vez mais a demanda e, por consequência, os pacientes demoram cada vez mais para serem atendidos.
Além destes palestrantes, o diretor da 44ª CIRETRAN de Nova Mutum, Arielton de Souza e Santos, também falou da atuação conjunta dos órgãos públicos para mitigar os problemas do trânsito enfrentados no dia. Arielton relata que o celular ao volante e a combinação de álcool e direção estão no topo das estatísticas das principais ocorrências de trânsito.
A palestra principal da noite ficou por conta do engenheiro Rui Pires, especialista na área, que veio trazer uma explanação bastante compreensível e de alerta para o papel de cada um no trânsito. Rui também elencou o celular como o maior provocador de acidentes e trouxe sugestões e apontamentos de que caminho seguir para que tenhamos um trânsito mais seguro.
A palestra foi realizada pela Prefeitura Municipal e pelo Departamento Municipal de Trânsito. Luiz Carlos Gonçalves, chefe do setor, falou com a nossa reportagem e fez questão de mostrar sua felicidade em a população ter atendido o chamado para este momento em que discussões importantes sobre a segurança e bem-estar da sociedade estão tão em evidência.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM