NOVA MUTUM, 21 de Outubro de 2021
icon weather 28 º 39 º
DÓLAR: R$ 5,45
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021, 21:06 - A | A

GERAL

Restaurantes já preparam pratos para o 2º Festival Gastronômico de Nova Mutum

Oficinas técnicas de desenvolvimento de pratos iniciaram nesta semana. Mutuenses poderão apreciar as novidades durante o mês de outubro

Tiago Franz | Assessoria Acenm/CDL
Nova Mutum-MT

Foto: Assessoria

image

Iniciaram nesta segunda-feira (20) as oficinas e consultorias técnicas do 2º Festival Gastronômico de Nova Mutum, denominado “Sabores de Nova Mutum”, que conta com a participação de dez restaurantes/buffets locais, selecionados por meio de edital. O festival terá seu ápice no mês de outubro, do primeiro ao último dia do mês, quando os restaurantes disponibilizarão em seus cardápios os pratos desenvolvidos a partir dos ingredientes escolhidos para esta edição do evento.

O Sebrae, que juntamente com o Senai e a Acenm/CDL é parceiro da Prefeitura Municipal na realização do evento, está responsável pela parte de oficinas e consultorias.

Nesta segunda e terça-feira (20 e 21), os cozinheiros dos restaurantes selecionados participaram da primeira etapa de oficinas, com o renomado chef David Melo, que tem escola de culinária em Cuiabá e sociedade com outros grandes chefs brasileiros. A oficina foi voltada para o desenvolvimento, inovação e criação de pratos, além de elaboração da ficha técnica de cada prato, para que os restaurantes possam analisá-los financeiramente.

“O chef David Melo trouxe técnicas diferentes que podem ser aproveitadas para cada produto, pratos escolhidos a partir da produção da agricultura familiar local, e ele também vai dar consultoria individual para cada um dos dez restaurantes. Objetivo do festival é ajudar os restaurantes a ter diferenciais e faturarem mais”, explica a analista de negócios do Sebrae Nova Mutum, Camila Silva Brito.

A preparação dos restaurantes terá ainda uma segunda etapa, com uma aula show ministrada pela chef Dayse Paparoto, primeira campeã do MasterChef Profissionais, que também dará duas horas de consultoria para cada restaurante. “A chef Dayse, que já participou da primeira edição do festival, trará uma visão mais ampla do restaurante. Ela vai passar pela parte técnica de cozinha, se está saindo tudo rapidinho, se está tecnicamente organizado, se visivelmente o restaurante está propício a novos clientes, enfim, vai trabalhar a fluidez do restaurante”, informa Camila.

INGREDIENTES E NOVIDADES

O festival terá diversas novidades em relação à primeira edição – realizada de 07 a 12 de outubro de 2019 –, a começar pela duração, que era de uma semana e passa a ser de um mês.

“O festival acontecerá na modalidade indoor, ou seja, dentro dos restaurantes participantes, e na próxima semana a Prefeitura irá lançar o cardápio do festival com todas as informações dos pratos e horários de funcionamento de cada restaurante. Nossa expectativa é desenvolver uma identidade gastronômica do município, incentivando a produção local e elevando o nível de serviço destes estabelecimentos para atender não só a população, mas também nossos turistas”, informa a coordenadora da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Bruna Tommasini.

Outra novidade da segunda edição do festival é a orientação para que todos os pratos sejam adaptados para delivery, dessa forma contemplando também os consumidores que ainda não se sintam à vontade para frequentar os restaurantes.

Conforme o edital, os restaurantes deverão elaborar quatro pratos/itens para o festival: um prato vegetariano, um prato com proteína (carne), uma sobremesa e uma bebida.

Obrigatoriamente, os pratos devem conter (não exclusivamente) ingredientes previamente escolhidos por serem típicos da economia mutuense. As proteínas escolhidas são: carne suína, carne de frango e ovos de galinha. As frutas escolhidas são: abacaxi e banana nanica. E os vegetais são: batata doce, abobrinha verde e couve.

ORGANIZAÇÃO

A segunda edição do Festival Gastronômico de Nova Mutum deveria ter se realizado em 2020, porém, devido à pandemia, veio sendo adiada. Finalmente, em reunião no dia 11 de agosto de 2021, empresas do Núcleo Setorial de Gastronomia da Acenm/CDL, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sebrae e Senai, decidiram realizar o evento durante todo o mês de outubro deste ano.

A reunião foi conduzida pelo secretário Municipal de Indústria e Comércio, Jimmy Huppes e contou com a presença do coordenador do Núcleo de Gastronomia, Nelci Casarin, e do gerente executivo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni. “Após um ano e meio de muitas dificuldades para o nosso segmento, por conta da pandemia, precisamos de iniciativas que nos ajudem a retomar o movimento e voltar a crescer”, comentou Casarin.

Álbum de fotos

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria



Imprimir

Comentários