Com o início do período das chuvas a Secretaria de Saúde alerta a população de Nova Mutum para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue. Conforme a coordenadora das Vigilâncias, Luciane Mayer é preciso que a população faça sua parte eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue. “A dengue só é combatida com a união de esforços entre o poder público e a sociedade, se cada um fizer sua parte vamos ter êxito nesse combate”, afirma Luciane.
Outra situação alertada pela coordenadora é em relação ao lixo deixado pelas obras de construção civil. “Aqui em Nova Mutum temos um volume alto de construção e nos últimos anos nossos agentes do setor de Endemias tem encontrados muitos criadouros nesses locais, Vamos reforçar essa mobilização de conscientização, para que de maneira espontânea todos façam sua parte”, argumenta.
Luciane explica que os agentes monitoram toda cidade e notificam moradores onde são encontrados criadouros. Ela destaca que na região central, todos os anos há registros mais elevados de casos, por conta do grande número de calhas. “Os proprietários precisam estar conscientes de que é necessário limpar as calhas para retirada de folhas que acabam resultando em acumulo de água parada”, alerta.
Na última semana uma equipe do escritório regional de saúde de Sinop esteve em Nova Mutum acompanhando os trabalhos dos agentes de endemias. O Supervisor do escritório na área, Benedito Andrade falou dos trabalhos e pediu que a comunidade se junte ao poder público para combater a dengue. “Precisamos ficar em alerta, porque a dengue mata! Aqui em Nova Mutum, mesmo o índice estando bem abaixo da média do Estado, todos devem ficar em alerta, não podemos descuidar”, revela.
CASOS EM NOVA MUTUM
De janeiro até outubro de 2015 foram registrados 347 casos de dengue, destes 269 foram confirmados e 78 descartados. Em Nova Mutum não tivemos registros de Chikungunya e Zika, no entanto em Mato Grosso já foram confirmados 5 casos de Zika e 2 casos de Chikungunya.
Para maiores informações e denúncias entre em contato pelo fone (65) 3308-5400, ou 0800 726 1199 via Ouvidoria Municipal.
Fonte:Assessoria