NOVA MUTUM, 05 de Maio de 2024
icon weather 19 º 35 º
DÓLAR: R$ 5,07
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 16 de Março de 2022, 15:30 - A | A

16 de Março de 2022, 15h:30 - A | A

GERAL / CONCURSO PÚBLICO

TCE autoriza homologação do concurso da Segurança Pública de MT

Decisão liminar destaca que concurso está sob investigação do MP depois de mais de 100 denúncias de irregularidades.

G1/MT



O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) autorizou o governo do estado a homologar final do concurso público realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A decisão é do conselheiro Sérgio Ricardo. No mês passado, o TCE suspendeu a homologação. No entanto, a previsão é que o concurso seja homologado pelo estado no mês de junho.

A liberação da homologação foi publicada no Diário Oficial de Contas desta quarta-feira (16). A decisão autorizando a finalização do concurso é em resposta a uma representação proposta pelo deputado estadual Faissal Calil (PV).

Na decisão, o conselheiro lembrou que, em 24 de fevereiro, a Sesp havia determinado a suspensão da homologação final do concurso, até que sejam concluídas as investigações conduzidas pelo Ministério Público do Estado (MPE). Sendo assim, houve a perda de objeto da representação.

O relator ainda sustentou que foi encontrado apenas problemas pontuais no concurso, ou seja, não comprometeria todos os candidatos e provas. Ele disse ainda que também não encontrou elementos para demonstrar, com segurança, ilegalidades e inconstitucionalidade no concurso.

O conselheiro revogou o julgamento singular que havia travado o homologação concurso e autorizou o andamento da seleção e publicação do resultado final.

O concurso

As provas do concurso público das forças de segurança de Mato Grosso foram realizadas em 20 de fevereiro. Ao todo, 66 mil pessoas estavam inscritas.

O concurso, que foi prometido pelo estado desde 2016, foi realizado para formação de cadastro de reserva. Entretanto, o governo promete chamar 1.200 classificados ainda em 2022.

Os cargos de escrivão e investigador da Polícia Civil foram os mais procurados pelos “concurseiros”. Dos 66 mil inscritos, foram quase 34 mil somente na instituição.



Comente esta notícia