NOVA MUTUM, 21 de Outubro de 2021
icon weather 27 º 38 º
DÓLAR: R$ 5,45
Logomarca

LUCAS DO RIO VERDE Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021, 14:53 - A | A

ESPORTE

Copa Nortão reuniu capoeiristas do Brasil e do exterior em Lucas do Rio Verde

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, com portões fechados

Ascom Prefeitura/Lina Obaid e Rubens Junior
Lucas do Rio Verde-MT

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

image

Lucas do Rio Verde recebeu capoeiristas do Brasil e do exterior na Copa Nortão de Capoeira, realizada pelo Grupo Alcateia com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, neste final de semana (14 e 15). 

Um dos participantes convidados foi o Mestre Mola, brasileiro que vive na França e se dedica exclusivamente à Capoeira há mais de 30 anos.

“É muito prazeroso vir até aqui e ver que o Município reconhece e valoriza a Capoeira. E mais emocionante ainda ouvir e cantar o Hino Nacional que cantei inúmeras vezes lá fora, agora em meu país. É gratificante ver a dimensão que a Capoeira tomou a nível mundial e perceber que ela foi adotada por outros países, como forma de expressão esportiva e cultura. Eu tenho a honra de representar e divulgar a modalidade no exterior”, declarou. 

Apesar do mundo estar atravessando um momento de crise sanitária, a Gestão Municipal não hesitou em demonstrar seu apoio à Capoeira, respeitando todos os protocolos de biossegurança, disponibilizando álcool em gel aos participantes e preservando o uso de máscaras, justamente para garantir a continuidade desta e de outras competições.

“A gente apoia as pessoas que estão à frente deste tipo de evento. Como bem sabemos, ninguém faz nada sozinho e isso tudo é fruto do trabalho de uma equipe arrojada, de pessoas que querem fazer acontecer. A Cultura tem um espaço muito especial na nossa gestão. Aos poucos, as portas estão se abrindo rumo à normalização do cotidiano, agora mais ainda com o avanço da vacinação no município. Agradeço muito pela vinda de todos os atletas e suas delegações de Mato Grosso, dos outros estados e também aos que vieram de fora do país”, frisou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

A secretária Municipal de Cultura, Luciana Bauer, que é professora de Educação Física por formação, falou da Capoeira como esporte e também como expressão de arte.  

“Estamos muito felizes em ver de perto a expressão da Capoeira como arte, pois sabemos da sua importância na história do Brasil, de Mato Grosso e de Lucas do rio Verde, haja visto que é uma tradição de séculos. Nós, como Prefeitura, temos o dever de apoiar este tipo de manifestação, pois o momento exige arte e esporte como forma de se manter esperançoso”, explicou. 

Na competição, que foi dividida em 5 categorias, Lucas do rio Verde alcançou as primeiras colocações com os alunos Scooby (3º lugar dos graduados) e o aluno Sorriso (1º lugar do masculino).

O idealizador da Copa, professor Anjo, não escondeu sua alegria com esta edição e afirma que foi um sucesso. 

“A Copa Nortão de Capoeira é um evento de competição desportivo-cultural. No ano passado não pudemos realizar a competição, que já é muito esperada pelos atletas, mas, neste ano, graças ao apoio da Secretaria Municipal  de Cultura e da Gestão Municipal como um todo, pudemos concretizar este momento. Os participantes do exterior vieram como árbitros convidados, que ajudaram a avaliar o nível técnico dos atletas, contribuindo ainda mais com a troca de aprendizados e de informações. O evento foi um sucesso, todos saíram satisfeitos pelos momentos que puderam compartilhar conosco, com a competição em si, as classificatórias, as aulas de aquecimento, as finais, os saraus, pinturas e apresentações com dança e música”, frisou o professor.

Para o aluno Vitor Michel, este foi um momento satisfatório e de muita emoção pelo reencontro que a Capoeira pôde promover entre os participantes. “É uma alegria rever os amigos depois de dois anos distantes. É sempre muito bom participar desta competição, porque nos mantém bem entrosados, com aulas técnicas e práticas, além do prazer que é nos apoiar uns aos outros. E a Capoeira é isso.”

As categorias foram: feminino (16 anos acima); masculino (16 anos acima); graduados; absoluto feminino e absoluto masculino. Os atletas vencedores ganharam medalhas e troféus. Além disso, os primeiros colocados nas categorias absoluto feminino e masculino foram premiados com uma bicicleta cada.



Imprimir

Comentários