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LUCAS DO RIO VERDE Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 07:40 - A | A

08 de Julho de 2025, 07h:40 - A | A

LUCAS DO RIO VERDE / BRASIL E CHINA

Ferrovia transoceânica vai passar por Lucas do Rio Verde/MT e deve auxiliar no aumento das exportações

Amanda Divina/OlharDireto
Lucas do Rio Verde/MT



O Governo Federal fechou uma parceria com o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group para a criação da ferrovia transoceânica. O acordo foi firmado na segunda-feira (7). Segundo o projeto, um dos trechos da ferrovia deve passar pela cidade de Lucas do Rio Verde/MT (334 km de Cuiabá/MT).

O acordo prevê a realização de estudos conjuntos para avaliar a viabilidade de um novo corredor ferroviário bioceânico, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico, por meio do Porto de Chancay, no Peru. A proposta busca reposicionar o país no comércio internacional, promovendo ganhos logísticos, econômicos e ambientais, especialmente para as exportações brasileiras com destino ao mercado asiático.

A assinatura do memorando é resultado de uma articulação iniciada em abril, quando uma delegação chinesa visitou o Brasil e percorreu obras estratégicas como a Fiol 1 e a Fico.

Desde então, equipes dos dois países vêm conduzindo análises detalhadas sobre a logística brasileira, com foco no escoamento da produção agrícola e mineral do Centro-Oeste para os portos do Arco Norte e do Sudeste. O eixo ferroviário Fico-Fiol, cujo leilão está previsto para o primeiro semestre de 2026, é a base estruturante do corredor em estudo. O projeto considera ainda a integração com outros modais, como rodovias e hidrovias, e está alinhado às diretrizes do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), responsável pelo mapeamento das rotas bioceânicas na América do Sul. O objetivo é consolidar uma malha logística integrada, sustentável e conectada aos principais corredores comerciais do mundo.

O corredor ferroviário em desenvolvimento no Brasil conta com trechos estratégicos já em execução. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) liga Ilhéus, na Bahia, a Mara Rosa, em Goiás. A partir desse ponto, segue a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que se estende até Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. A cidade de Mara Rosa será um entroncamento logístico crucial, conectando a Fiol, a Fico e a Ferrovia Norte-Sul (FNS), que vai de Açailândia, no Maranhão, até Estrela d’Oeste, em São Paulo.

A partir de Lucas do Rio Verde/MT, ponto final da Fico, terá início a Ferrovia Bioceânica, um ambicioso projeto internacional. A linha seguirá pela fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, cruzará todo o estado de Rondônia e o sul do Acre, chegando à divisa com o Peru. O trajeto será concluído no porto de Chancay, recentemente inaugurado no litoral peruano e construído com investimento chinês.

Parceria global

A parceria com a China insere o Brasil em uma nova dinâmica de planejamento estratégico de longo prazo. Com ampla experiência no setor ferroviário, a China State Railway Group é referência mundial em eficiência, inovação e velocidade de expansão. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, o sistema chinês transportou mais de 1,46 bilhão de passageiros, estabelecendo um novo recorde. A empresa opera a maior malha de trens de alta velocidade do planeta e acumula projetos de destaque internacional, como a ferrovia Jacarta–Bandung, na Indonésia.

O Brasil, por sua vez, fortalece sua agenda de integração regional e infraestrutura sustentável, alinhada aos princípios da cooperação Sul-Sul e às metas do Novo PAC. A expectativa é que os estudos em andamento deem suporte a futuros investimentos e concessões ferroviárias, contribuindo para reduzir o custo logístico e ampliar a eficiência do transporte de cargas no país.



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