Extra
Espanha
Traficantes de de drogas incendiaram seu próprio barco para destruir um grande carregamento de cocaína após serem perseguidos e interceptados pela Guarda Civil e pela Polícia Nacional da Espanha. Várias embarcações da polícia foram envolvidas na operação, ocorrida na última sexta-feira (4/7) nos arredores de La Palma, nas Ilhas Canárias. Assim que os traficantes perceberam que aparentemente não havia escapatória, eles deliberadamente incendiaram o veleiro. Imagens feitas pela polícia mostraram agentes tentando desesperadamente apagar o fogo com mangueiras potentes.
Os traficantes — um de nacionalidade francesa e o outro, holandesa — pularam no mar.
Um deles ficou gravemente ferido, segundo a imprensa local. O outro foi levado sob custódia.
O barco acabou afundando, levando para o fundo do mar a maior parte da droga, mas a tripulação do barco-patrulha policial "Sacre" conseguiu recuperar 25 kg de cocaína. A carga total que estava sendo transportada é desconhecida. A cocaína deveria ser transferida a outra embarcação, mais veloz, e distribuída a vários pontos da costa espanhola.
"A operação marítima foi altamente arriscada para os agentes de patrulha da Alfândega devido ao mar agitado e ao incêndio intencionalmente provocado pela tripulação da embarcação para destruir a cocaína e o veleiro. A rápida ação dos agentes do Serviço de Vigilância Aduaneira lhes permitiu-lhes extinguir o incêndio e concluir a abordagem à embarcação. Eles também recuperaram parte da carga antes que o fogo se reiniciasse, destruindo a maior parte da carga de cocaína e a embarcação que a transportava", afimrou um porta-voz da polícia.
As Ilhas Canárias são um arquipélago espanhol ao largo da costa noroeste da África. O arquipélago está na rota do tráfico que abastece grandes cidades às margens do Mediterrâneo e ilhas com intenso movimento turístico.
VEJA VÍDEO: