Diogo Silva/TerraMTDigital
A Polícia Civil revelou detalhes chocantes sobre a morte de Rhayane Sales da Costa, de 23 anos, assassinada em janeiro deste ano. De acordo com as investigações, a execução da jovem foi transmitida ao vivo por uma video chamada para dois líderes de uma facção criminosa que deram a ordem de dentro da prisão.
Os mandantes já estavam presos em unidades diferentes: um deles na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, e o outro na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, conhecida como “Mata Grande”, em Rondonópolis. A dupla teve nova prisão preventiva decretada nesta quarta-feira (18), durante a deflagração da operação “Vale das Sombras”.
A investigação aponta que Rhayane foi sequestrada, torturada, executada e teve o corpo ocultado, tudo sob ordens dos criminosos que, mesmo detidos, continuavam coordenando ações da facção. A motivação do crime estaria relacionada a disputas internas e a uma suposta traição dentro do grupo.
Além dos dois mandantes, outras nove pessoas também tiveram mandados cumpridos por envolvimento direto no crime. Entre os alvos estão responsáveis pela captura, tortura e assassinato da vítima. Eles responderão por crimes como homicídio qualificado, sequestro com agressão, ocultação de cadáver, corrupção de menores e participação em organização criminosa.
O corpo de Rhayane foi encontrado na última segunda-feira (16), em uma área de mata, após meses de buscas e investigações. A jovem estava desaparecida desde janeiro, quando familiares registraram o sumiço.
A operação “Vale das Sombras” é parte de um esforço da Polícia Civil para desarticular facções criminosas que continuam atuando mesmo com seus líderes encarcerados. O caso segue sendo tratado com prioridade pelas autoridades, que buscam responsabilizar todos os envolvidos na cadeia de comando do crime.