NOVA MUTUM, 25 de Abril de 2024
icon weather 23 º 32 º
DÓLAR: R$ 5,16
Logomarca

POLÍTICA Segunda-feira, 16 de Maio de 2022, 15:46 - A | A

16 de Maio de 2022, 15h:46 - A | A

POLÍTICA / SEGURANÇA PÚBLICA

Câmara de Nova Mutum aprova compra de área para novo Centro de Detenção Provisória

A atual cadeia pública será transferida para as novas instalações, à cerca de 14 km do centro da cidade. A construção será uma das mais modernas do estado com ampla área para que os reeducandos possam trabalhar

Poliana Chaves - Secom|CMNM
Nova Mutum-MT



Foi aprovado em Regime de Urgência, por unanimidade, o Projeto de Lei 052/2022, autorizando a prefeitura de Nova Mutum adquirir área para a construção do novo Centro de Detenção Provisória. O projeto atende um clamor antigo da população, que há anos cobra a transferência da cadeia pública, que hoje está localizada no centro da cidade, próximo a escolas, prédios residenciais e comércios.

A área de 6 hectares será adquirida pelo município e posteriormente doada ao Estado, representado pela Secretaria de Segurança Pública-SESP/MT, para a construção da estrutura que será uma das mais modernas de Mato Grosso, um investimento de cerca de R$ 26 milhões. O local está situado à cerca de 14 km do centro de Nova Mutum, na MT 249.

Durante a discussão do projeto os vereadores pontuaram, que em reunião com representantes da SESP/MT, foi exposto que a obra levará cerca de 5 a 6 meses para ser concluída. Também foi colocado que as instalações do Centro de Detenção ocuparão cerca de 1,8 ha e o restante da área será destinado para que os reeducandos possam trabalhar. O novo espaço terá capacidade para 470 detentos e vai atender Nova Mutum, São José do Rio Claro e Diamantino. 

 A transferência da cadeia pública é uma luta antiga desta Casa. Há alguns anos estamos trabalhando para a construção do novo centro, com objetivo de atender o clamor da nossa população e garantir mais qualidade de vida, proporcionando maior segurança e resolvendo o incômodo do mau cheiro, provocado pela fossa da cadeia. A área aprovada para aquisição, cumpre os requisitos da Secretaria de Segurança, não é tão distante do centro da cidade, mas também não tão próxima, pensando em situações de emergências em segurança ou saúde. O local deve conter estrutura para comunicação e energia elétrica, para a dinâmica nos trabalhos dos agentes. Ali também terá suporte para desenvolvimento das atividades, visto que o reeducando terá oportunidade de trabalhar, aprendendo novas profissões e adquirindo qualificação profissional. Por tudo isso, justifica a necessidade da aprovação desse projeto, em urgência para que as obras iniciem o mais rápido possível. lembrou o presidente, Altair Albuquerque

O local da área, foi uma das preocupaçãoes apontadas pelos vereadores Osmar Isoton e Cristiano Bicô, que defenderam a necessidade de uma área mais distante da cidade. Porém, considerando todos os benefícios e a urgência em transferir a cadeia pública do centro de Nova Mutum, os parlamentares decidiram por votar a favor do projeto. 

A localização da atual estrutura da cadeia pública, foi uma decisão da Associação Comunitária, antes mesmo da emancipaçao da cidade. Segundo Isoton, que fez parte da associação na época, "naquele momento nós avaliamos como a tomada de decisão mais correta, atendendo a necessidade da época. Mas, com o passar do tempo se tornou imprópria", justificando a preocupação quanto a localidade da área a ser adquirida.   

Foto: Maurício Alves - Secom|CMNM|Internet

Cadeia Pública


Comente esta notícia

Raimunda n s 22/05/2022

Na minha opinião eu achei uma desconsideração com as familiares dos presos pq não deram nem a opurnidade das mães ver os filhos antes não tiveram respeito com as famílias

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1