NOVA MUTUM, 27 de Abril de 2024
icon weather 23 º 33 º
DÓLAR: R$ 5,12
Logomarca

POLÍTICA Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021, 15:29 - A | A

15 de Setembro de 2021, 15h:29 - A | A

POLÍTICA / SAÚDE PÚBLICA

Romeu solicita ao Governo Municipal a criação de um Centro de Controle de Zoonoses

Gilmar Alves - DECOM | CMNM
Nova Mutum-MT



Visando o atendimento das pessoas infectadas por doenças transmitidas por animais no município de Nova Mutum, o vereador Romeu Belém, solicitou ao Governo Municipal a criação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O pedido foi formalizado na 28ª Sessão Ordinária (13.09), por meio da indicação nº 202/2021, e defendida pelo autor como importante no sentindo de combater e conscientizar sobre doenças transmitidas entre animais e população humana.

Para Romeu o centro de controle vai atuar de forma integrada, propiciando dessa forma o alcance de um modelo sanitário ideal, desenvolvendo tarefas como campanhas de vacinação contra a raiva; medidas em relação ao abandono de animais pelas ruas; adoção de medidas de controle e monitoramento em geral de doenças de zoonoses.

A desratização é um dos serviços a serem prestados à comunidade pela equipe de zoonoses, onde profissionais altamente capacitados se dirigem até as residências, prédios públicos, bueiros, visando combater o problema da proliferação do rato (animal vetor de doenças como Hantavírus; Leptospirose; Febre da mordida de rato; Peste bubônica: Leishmaniose cutânea dentre outras).

Diante da importância da proposta os vereadores acataram os argumentos do autor, vindo a aprovar a solicitação e o seu devido encaminhamento ao Poder Executivo Municipal.



Comente esta notícia