SECOM|CMNM
Nova Mutum-MT
Os vereadores da Câmara de Nova Mutum, Altair Albuquerque – presidente, Cristiano Bicô – vice-presidente, Alexandre Tavares – 1º secretário, André Piter – 2º secretário, Airton Pessi e Romeu Belém se reuniram, na tarde desta segunda-feira (22), com o prefeito municipal, Adriano Pivetta, o vice, Leandro Felix, a procuradora geral do município Dra. Luciana Trevisan, o médico Dr. Maurício Eidiro Nishiyama e líderes do Executivo para tratar sobre a saúde pública no município, principalmente em temas relativos as ações no enfretamento ao novo coronavírus.
O “kit Covid-19” foi um dos primeiros assuntos debatidos. Segundo a secretária de Saúde Anke Schwabe, a prefeitura possui todos os medicamentos descritos no kit, e que os mesmos são disponibilizados conforme prescrição médica. Neste contexto, o clínico geral Dr. Maurício, esclareceu ainda que os medicamentos são ministrados para tratar sintomas ou complicações da doença e alertou quanto ao risco no uso das medicações sem critérios.
As falas da Secretária de Saúde e do médico Dr. Maurício vão ao encontro do entendimento do Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que disse recentemente que não serão distribuídos kits de remédios para todos igualmente, mas que são os médicos os responsáveis por avaliar e receitar os medicamentos para cada paciente, de acordo com o diagnóstico.
Também foi explanado quanto a realização de testes, sendo apresentado um balanço de exames já realizados e esclarecido o tempo necessário para a realização dos mesmos, bem como a contabilização do número de casos.
Ainda durante a reunião foram debatidas as ações para evitar a disseminação do vírus nas unidades de saúde. A secretária afirmou que está sendo organizada estratégia para atendimento mais célere nos PSF’s. Na oportunidade o médico ressaltou que as medidas restritivas, como o toque de recolher, buscam a diminuição de contágio, visto que a prevenção é a forma mais eficaz de não se contaminar.
A situação econômica do município e os recursos do Governo Federal, também estiveram em pauta na reunião. A secretária de Finanças e Orçamento, Terezinha Arissava, esclareceu as finanças, apresentando relatório detalhado dos recursos federais que vieram para o enfrentamento ao COVID-19.
O presidente da Câmara agradeceu ao Executivo pela atenção e enfatizou a importância do entendimento e união dos Poderes Públicos para o bem-estar da população.
Foto: SECOM|CMNM

"É momento de união e entendimento frente as ações para atender as demandas da população, principalmente na emergência de saúde pública, priorizando a vida," ressaltou Altair.