NOVA MUTUM, 25 de Abril de 2024
icon weather 23 º 33 º
DÓLAR: R$ 5,16
Logomarca

SORRISO Quarta-feira, 03 de Junho de 2020, 12:01 - A | A

03 de Junho de 2020, 12h:01 - A | A

SORRISO / SAÚDE

“Não há mais vagas nas UTIs da região”, informa secretário de Saúde de Sorriso

Pacientes que precisarem de Unidade de Terapia Intensiva precisarão ser transferidos para Cuiabá

Portal Sorriso
Sorriso-MT



Além de pacientes com coronavírus, a maior parte dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades públicas de saúde da região está sendo ocupada por pacientes com outras doenças. Conforme o secretário de saúde de Sorriso, Luís Fabio Marchioro, não há mais leitos de UTIs disponíveis nos Hospitais Regionais de Sorriso (HRS) e Sinop. Portanto, os pacientes que precisarem deste tipo de internação deverão ser transferidos para Cuiabá.

Conforme o secretário, há três sorrisenses com Covid-19 internados em UTIs, sendo dois no Hospital Regional de Sorriso e um no Hospital Regional de Sinop. Ambas as unidades onde também são atendidos pacientes de outras cidades do Estado e com diversos problemas de saúde, também decorrentes de acidentes de trânsito, por exemplo.

Um senhor de Sorriso com coronavírus está em uma Unidade de Terapia de Intensiva há um quase um mês no HRS. “Não remos mais vaga de UTI nem em Sorriso e no Hospital Regional de Sinop. Portanto, qualquer paciente, de agora em diante, terá que ser levado para Cuiabá. Não temos, na nossa região, leitos de UTIs disponíveis. Por isso, cada vez mais precisamos do apoio de todos. Vale lembrar que internação em UTI é de responsabilidade do governo do Estado, uma vez que os municípios não têm hospitais”, frisou Marchioro.

Assista a live: 

Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso notificou, nesta quarta-feira (3), 143 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade, um aumento de 13 casos nas últimas 24 horas. Dos quatro pacientes internados, apenas um está em enfermaria. Trata-se da coordenadora do setor de enfermagem do Hospital Regional de Sorriso (HRS), Cris Nobre Sampaio, que está na enfermaria de um hospital da capital.

De acordo com o relatório epidemiológico emitido hoje, nenhum óbito foi registrado em Sorriso em decorrência do coronavírus e 68 pacientes estão recuperados, sendo seis a mais de ontem para hoje.

Quanto aos casos suspeitos de Covid-19, Sorriso soma 183 e há 361 descartados. Ao todo, há 404 pessoas acompanhadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

"O nosso gráfico está subindo bastante. Como digo desde o início, não relaxe. Não deixe de se cuidar, continue com as mesmas medidas que você ouviu falar e ficou com medo [do coronavírus]", frisou o secretário de Saúde.

Desde o início da pandemia, das amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen), 106 positivaram para Covid-19 em Sorriso. Outros 37 resultados foram obtidos por meio de testes rápidos, cujo quantitativo não consta no sistema da Secretaria Estadual de Saúde.

Isso porque o Governo do Estado apenas contabiliza os resultados via coleta de amostra biológica para exames de Biologia Molecular (RT-PCR), que detecta a presença ou não do vírus SARS COV 2 ou de outros vírus respiratórios.

Já o município de Sorriso optou por contabilizar os resultados de testes rápidos devido ao reconhecimento de validação por parte do Ministério da Saúde.

Em nível estadual, a Secretaria de Saúde (SES-MT) notificou, até ontem à tarde, 2.817 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 75 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As oito mais recentes mortes envolveram residentes de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Confresa, Tangará da Serra.



Comente esta notícia