NOVA MUTUM, 26 de Abril de 2024
icon weather 24 º 32 º
DÓLAR: R$ 5,16
Logomarca

SORRISO Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 11:30 - A | A

10 de Julho de 2020, 11h:30 - A | A

SORRISO / EFEITOS DA PANDEMIA

Sorriso: 149 profissionais da rede pública de saúde estão afastados por confirmação ou suspeita de coronavírus

O número inclui casos que ainda aguardam confirmação de exames

Portal Sorriso
Sorriso-MT



Até o dia 4 de julho, 173.440 casos de Síndrome Gripal foram confirmados para a Covid-19 em profissionais da área da saúde de todo o país, segundo o Governo Federal. Em Sorriso, 149 profissionais da rede pública de saúde precisaram ser afastados das unidades de saúde por confirmação ou suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Em 7 dias, mais 34 profissionais que atuam no Hospital Regional de Sorriso foram afastados em uma semana. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), no momento há 91 trabalhadores afastados do HRS, sendo que 43 estão diagnosticados com a Covid-19. O restante aguarda o resultado do exame.

Até a semana passada, conforme o Portal Sorriso noticiou, eram 57 profissionais da saúde do HRS que precisaram entrar em quarentena.

Quanto aos profissionais de saúde que atuam no Hospital de Campanha e nas demais unidades de saúde da rede pública de Sorriso, 58 trabalhadores – 3 a mais nas últimas 24 horas – estão afastados em decorrência da doença, dos quais alguns já tiveram confirmação de contaminação enquanto outros estão de atestado em quarentena até que receba o resultado de exame.

Fechamento de USFs

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro, devido ao número de profissionais afastados e da dificuldade de contratação, serão fechadas algumas Unidades de Saúde da Família (USF), como a do Assentamento Jonas Pinheiro, a do Caravágio, e dos bairros União e o Nova Integração.

“Faremos isso para termos equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atendendo no combate ao coronavírus para que as pessoas tenham atendimento. Estamos com as equipes no limite do Hospital Regional, hospital particular, Hospital de Campanha e UPA. Os que revezam são os mesmos médicos. Se faltar um médico para um, vai faltar para todos. Enfermeiros também dão baixa”, disse Marchioro.

Unidades para atender suspeitos de Covid-19

Os sorrisenses com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 também receberão atendimento nas unidades dos bairros São Mateus e Jardim Carolina, segundo o secretário. O atendimento iniciará a partir de segunda-feira, das 7h às 13h.

“O nosso planejamento visa abrir mais uma dessas unidades na região do Rota do Sol, mas não temos médicos e enfermeiros para isso. Estamos tentando contratar a quantidade necessária”.



Comente esta notícia