NOVA MUTUM, 26 de Maio de 2024
icon weather 12 º 21 º
DÓLAR: R$ 5,17
Logomarca

AGRONEGÓCIOS Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018, 13:51 - A | A

14 de Dezembro de 2018, 13h:51 - A | A

AGRONEGÓCIOS / AGRONEGÓCIO

Mato Grosso atinge recorde na exportação de farelo de soja

Só Notícias



Mato Grosso acaba de atingir um recorde na exportação do farelo de soja. Ainda sem considerar dezembro, 2018 já é o ano em que o Estado enviou a maior quantidade do sub-produto da oleaginosa para o exterior: 5,26 milhões de toneladas. O resultado foi divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo os analistas, “ao contrário do que muitos pensam, Mato Grosso, além de ser um grande exportador de soja em grão, é um grande esmagador e, consequentemente, apresenta uma significativa produção de subprodutos, dentre eles, farelo”. De janeiro a novembro, segundo o instituto, o Estado exportou 6,74% acima do observado no mesmo período do ano passado e já ultrapassou as 5,22 milhões de toneladas enviadas ao exterior em 2017.

Para o Imea, o resultado é reflexo do “aumento da demanda internacional pelo subproduto, e pela quebra da safra na Argentina, o que favoreceu o farelo mato-grossense”. Os analistas acreditam que, nos próximos anos, a demanda por soja para esmagamento e produção de biodiesel continuará fortalecendo a oferta de farelo no Estado, e destacam que este mercado “possui uma grande importância, visto que a demanda interna tem dificuldade em absorver toda a produção”.



Comente esta notícia