NOVA MUTUM, 16 de Julho de 2024
icon weather 17 º 34 º
DÓLAR: R$ 5,45
Logomarca

AGRONEGÓCIOS Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 10:35 - A | A

13 de Dezembro de 2023, 10h:35 - A | A

AGRONEGÓCIOS / ÁREAS MONITORADAS

Ministério da Agricultura altera prazo para plantio de soja em MT para reduzir danos do El Niño

Amanda Divina/OlharDireto



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estendeu o prazo para o plantio de soja em Mato Grosso. Agora, a semeadura poderá ser realizada até o 13 de janeiro de 2024. A mudança tem como objetivo diminuir os danos causados pelo fenômeno El Niño.

A portaria foi assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (12).

A nova portaria alterou a data para plantio de soja no Estado. No mês de julho, o MAPA informou que o período de semeadura seria realizado entre os dias 16 de setembro e 24 de dezembro.

Agora com a prorrogação do prazo, os produtores poderão semear a soja até o dia 13 de janeiro de 2024.

A mudança ocorreu após um pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) que solicitou a prorrogação de 40 dias devido as condições geoclimáticas adversas.

Foi apontado ainda que as áreas de plantio mais afetadas pelo fenômeno climático El Niño estão sendo monitoradas.

A prorrogação do prazo também acontece em consonância da portaria nº 840 que tem como objetivo a erradicação da ferrugem asiática. A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico.

Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.



Comente esta notícia