Marli Vieira
Os jovens entram às 7 horas na escola e, por exemplo, a aula é de Química, ainda estão sonolentos, (isto devido a falta de disciplina nos horários pra irem dormir (sem celulares/TV/videogame) e quando se inteiram vem o sinal, aula de Artes, vê-se a influencia da Semana da Arte Moderna, começa-se a pensar em algo e é hora do intervalo, papo com os amigos, como foi o final de semana, e ti-ti-ti... Sinal..., aula de História e mal se interagem sobre algo, vem o sinal de novo. Na aula de Português a professora fala de sintaxe e não quer material de Geografia na carteira e nem exercícios de Física, e por aí vai, uma correria, cumprir currículo, como se conhecimento desta ou daquela disciplina fosse dado em quantias que pudessem ser recolhidos em recipientes e guardados na mente dos alunos, assim o Sistema nos trata, tenta nos moldar e nos cobra.
Este é o Raio X de muitas escolas hoje.
É pra ficar todo mundo “louco da vida” com tanta turbulência e mudanças rápidas de assunto. Onde está a escola tranquila, harmoniosa, onde se aproveitam o tempo e os temas para se explorar e apreender conhecimentos que a mídia apresenta nas propagandas oficiais do Governo Federal? Por certo, não no cotidiano escolar que se mantém com modelos arcaicos ainda em algumas áreas na Organização Curricular, que pouco tempo se tem para discutir, e se for para discutir, estudar, certamente na maioria dos estados, a exemplo o nosso, Mato Grosso (profissionais da Educação Estadual), os encontros são aos sábados, trabalho de graça, pois ao chegar em casa o professor encontra uma mesa cheia de trabalhos pra corrigir e aulas pra preparar para a semana seguinte, o que não for feito este ano, faz-se no próximo, e o que não der certo neste, não se faz no próximo.
Ninguém aprende muito ou se sente instigado, mas é assim que é. Isto e mais a pressão para o ENEM ou o necessário para o vestibular. Todo mundo martirizado, injuriado e conformado, assemelhando-se todos a uma produção em série, o importante é que os índices subam nacionalmente, mesmo irreais no sentido de conhecimento, o importante é que aumente o número de jovens com curso secundário e a caminho da faculdade, que diminua o número de analfabetos ou semianalfabetos.
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PÁRA TUDO!!! Estamos todos trabalhando isoladamente, não há entrosamentos entre projetos, ninguém está aprendendo o suficiente, pelo menos, e todos estão estressados, a Escola está perto de ter um colapso, ou já teve e “ninguém” percebeu, o governo diz que abre as portas à Educação a todos, mas com que Qualidade? Que tipo de profissionais está indo para o mercado de trabalho?
É preciso repensar. Um exemplo são as políticas públicas, e são boas, mas quem vai executar, bem..., manda pra Escola, os pais não tem tempo de educar seus filhos, tudo bem a Escola educa, princípios básicos como respeito, por favor, obrigada, a Escola tem tempo, pode fazer! Nem todos têm acesso a cursos básicos de Informática, embora dominem o celular, não tem problema, a Escola ensina, lá tem Laboratório de INFO, o professor ensina a ligar o micro, abrir páginas, pesquisar, bem..., o tema da pesquisa fica para outro momento, pois a aula acabou e ele apenas introduziu uma breve aula de INFO.
A aula de Cidadania, que deveria estar em todas as instituições, Família, Escola, ONGs apoiadas por toda a Comunidade, acabam normalmente sendo direcionadas à escola..., o Sistema e os que o seguem sem avaliar, discutir ou lutar por melhorias ajudam a distorcer personalidades, gerar a violência porque pessoas não são ouvidas, sejam pais, alunos ou professores, todos têm muitos deveres, mas não há tempo ou espaço pra discutirem-se seus direitos, personalidades são distorcidas, valores invertidos, é um assassinato em série de mentes ansiosas por serem preenchidas com os mais diversos conhecimentos, mas ninguém sabe muito sobre o que o outro quer ou precisa saber, ou melhor, ninguém sabe muito sobre o que ele já sabe e como aproveitar isto.
Texto de Vieira.M 2007 atualizado hoje. O que mudou?).
Continua.....