Jany Leite
Diamantino-MT
A unidade móvel permanecerá por 30 dias na cidade, oferecendo gratuitamente exames de mamografia, papanicolau e orientações de saúde às mulheres diamantinenses.
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO - MT), Sesc Mato Grosso e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte do Estado de Mato Grosso, iniciou nesta quinta-feira, 7 de agosto, os atendimentos da Carreta Sesc Saúde Mulher no município. A unidade está instalada no Laboratório Municipal, na rua Marechal Rondon, no Centro Histórico de Diamantino.
De acordo com a secretária de Saúde, Adélia Maria, a unidade móvel ficará na cidade por 30 dias, oferecendo gratuitamente exames de mamografia, papanicolau e orientações de saúde, com capacidade para atender 40 mulheres diariamente. Com atendimentos no período matutino destinados a fila de espera da Central de Regulação.
A gestora da pasta informou ainda que a ação tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde no município e promover a prevenção de doenças, especialmente o câncer de mama e o câncer do colo do útero, cuidados que geralmente são intensificados no mês de outubro.
“Não vamos esperar até outubro para realizar um projeto tão importante. A saúde da mulher não pode esperar. Muitas pacientes estavam na fila há meses e agora poderão fazer seus exames com mais conforto, aqui mesmo em Diamantino.”
A Secretaria de Saúde informou que os atendimentos serão abertos ao público feminino em geral, basta procurar diretamente à carreta localizada no Laboratório Municipal, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h30 e das 13h30 às 17h, munidas com as cópias dos documentos: RG e CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço.
O exame de Papanicolau pode ser realizado por mulheres com idade minima de 18 anos. Já o exame de mamografia é voltado para mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Caso a paciente tenha idade inferior a essa faixa etária e deseje realizar o exame de mamografia, é necessário procurar a unidade de saúde de referência para avaliação e solicitação de encaminhamento.
A pasta também destacou que, além dos exames gratuitos, todos os laudos serão encaminhados às Estratégias de Saúde da Família (ESF) de referência de cada paciente, facilitando o acesso e o acompanhamento médico após os exames.