Mauro Fonseca-POWERMIX
Nova Mutum/MT
Um vídeo gravado por um motorista e compartilhado nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (7) voltou a acender o alerta sobre a responsabilidade no trânsito, desta vez, envolvendo um veículo da própria Prefeitura Municipal.
Nas imagens, é possível ver uma pick-up da Prefeitura puxando uma carretinha completamente sem sinalização luminosa, carregada com diversas placas de trânsito. O flagrante teria ocorrido em uma via urbana da cidade, e o internauta responsável pela gravação não poupou críticas. Revoltado, ele reclama que, quando se trata de um cidadão comum, "eles não têm dó e até xingam a gente".
A situação chamou a atenção especialmente por, ironicamente, envolver um veículo que, ao que tudo indica, estava a serviço do próprio Departamento Municipal de Trânsito. A falta de sinalização não apenas infringe as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como representa um risco direto à segurança viária.
A equipe do Power Mix procurou o chefe do Departamento de Trânsito, Luiz Carlos Gonçalves, que confirmou ter conhecimento do ocorrido. Ele afirmou que foi pessoalmente verificar se o servidor estava, de fato, circulando em desacordo com a legislação. Segundo Luiz, o problema foi causado por um mau encaixe no engate elétrico da carretinha, o que impediu o funcionamento das luzes de sinalização. Ainda de acordo com ele, a falha já foi corrigida.
Apesar da justificativa, o caso reforça a importância do exemplo por parte dos órgãos públicos. “Se queremos cobrar o cumprimento da lei pela população, é essencial que a Prefeitura e seus servidores estejam comprometidos com as mesmas regras que exigem dos demais cidadãos”, comentou um morador ao tomar conhecimento do vídeo.
Além disso, cabe destacar que o próprio autor do flagrante cometeu uma infração ao dirigir e filmar simultaneamente. Essa prática, segundo o CTB, pode desviar a atenção do condutor e aumentar o risco de
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM