O antigo “golpe da lista telefônica” ainda preocupa empresas mutuenses. Na última quinta-feira (27) a Acenm/CDL recebeu nova denúncia por parte de uma empresa local que acabava de sofrer uma tentativa de fraude. Em anos anteriores os golpistas agiam por telefone, mas desta vez a ferramenta utilizada foi o fax.
No caso acima referido, os farsantes pediram a um funcionário da empresa mutuense que lhes desse um sinal de fax, e informaram que se tratava de um documento para confirmação do endereço da empresa para atualização cadastral. Contudo, o documento enviado via fax era, na verdade, um contrato de publicidade para anúncio em uma lista telefônica e implicava na cobrança de R$ 800 em parcela fixa à vista. O contrato foi enviado em nome de uma empresa de publicidade e assessoria de cobrança com sede em São Paulo-SP.
Os golpistas tentam induzir a vítima a assinar o contrato sem perceber o seu inteiro teor e assim comprometer a empresa com a cobrança por um serviço não solicitado. No documento as informações de endereço para cadastro estão visualmente destacadas, enquanto a cobrança aparece discretamente em letras miúdas.
Nesse sentido, a Acenm/CDL recomenda às empresas de Nova Mutum que orientem seus funcionários para que não retornem fax ou ligações de desconhecidos com confirmação de dados da empresa.
Fonte:Assessoria de imprensa – Acenm/CDL