NOVA MUTUM, 17 de Julho de 2024
icon weather 21 º 32 º
DÓLAR: R$ 5,48
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023, 21:44 - A | A

30 de Novembro de 2023, 21h:44 - A | A

GERAL / FAIXA DE 3,5 GHZ

Anatel autoriza Nova Mutum e outros 18 municípios do centro-oeste a instalar infraestrutura para receber o sinal 5G

Ascom MCom



A partir do dia 4 de dezembro deste ano, mais 19 cidades da região centro-oeste poderão instalar a infraestrutura para receber o sinal 5G. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta quarta-feira (29/11) e já contemplou, em todo país, aproximadamente 172 milhões de brasileiros. No total, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. "Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.

Agora, por meio da decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades do centro-oeste que foram contempladas. O estado de Mato Grosso teve a maior quantidade de liberações, com 15 municípios, além dele, os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás cada um com dois municípios beneficiados.

Dentre as 15 localidades contempladas do Mato Grosso estão as cidades de: Barra do Garças , Campo Verde, Salto do Céu e Verá totalizando 130.274 habitantes que poderão acessar a internet com mais velocidade.

Na região centro oeste também estão aptas a receber a faixa de frequência 3.5 GHZ, os goianos Aragarças e Bom Jesus de Goiás com uma população de 42.348 beneficiados, já no Mato Grosso do Sul serão contemplados os municípios de Caarapó e Rio Brilhante levando o sinal 5G para mais de 68.200 habitantes.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

IMPLANTAÇÃO - A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Município/UF

Aragarças/GO
Bom Jesus de Goiás/GO
Caarapó/MS
Rio Brilhante/MS
Barra do Garças/MT
Campo Verde/MT
Dom Aquino/MT
Nova Mutum/MT
Pontal do Araguaia/MT
Pontes e Lacerda/MT
Poxoréu/MT
Comodoro/MT
Lambari D'Oeste/MT
Reserva do Cabaçal/MT
Salto do Céu/MT
Santa Carmem/MT
Santo Antônio do Leste/MT
Vale de São Domingos/MT
Vera/MT



Comente esta notícia