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GERAL Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 14:25 - A | A

30 de Julho de 2025, 14h:25 - A | A

GERAL / SOBREVIVÊNCIA

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai após colisão no ar durante treino

Acidente aconteceu entre Descalvado e Porto Ferreira na manhã desta quarta (30). Segundo a Academia da Força Aérea (AFA), piloto conseguiu se ejetar e ninguém ficou ferido.

g1 São Carlos



Dois aviões da Esquadrilha da Fumaça colidiram no ar durante um treinamento e um deles caiu na manhã desta quarta-feira (30), entre Descalvado e Porto Ferreira (SP). A outra aeronave conseguiu pousar em segurança.

Segundo a Academia da Força Aérea (AFA), o acidente aconteceu por volta das 10h30. O piloto conseguiu se ejetar e ninguém ficou ferido. 

O Comando da Aeronáutica informou que as duas aeronaves modelo A-29 Super Tucano, pertencentes ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tiveram um acidente durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para essas atividades. A plataforma FlightRadar registrou o trajeto da aeronave até a queda.

Foto: Redes sociais

Avião da Esquadrilha

 

Ainda de acordo com o Comando da Aeronáutica, o piloto que se ejetou passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) se deslocaram até o local para iniciar os procedimentos de ação inicial da ocorrência.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira também foram acionadas.

Foto: Fabio Rodrigues/g1

Avião da Esquadrilha

 

Super Tucano A-29

O A-29 é usado para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil.

Em março de 2013, os pilotos da FAB iniciaram os treinamentos com o modelo, que substituiu o Tucano T-27, utilizado pela Esquadrilha da Fumaça há 30 anos.

O Super Tucano tem praticamente o dobro do peso do T-27 e quase o dobro de potência. A velocidade máxima chega a 690 quilômetros por hora.

A esquadrilha foi reconhecida como unidade da FAB em 1963. Treze anos depois foi desativada e só voltou em 1983. Em seguida recebeu o Tucano T-27, fabricado no país.

A história da esquadrilha começou no Rio de Janeiro, quando instrutores de voo da escola de aeronáutica decidiram treinar acrobacias em grupo nas horas de folga. A primeira exibição para o público foi em 14 de maio de 1952. Três anos mais tarde, a Esquadrilha ganhou os próprios aviões.



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