NOVA MUTUM, 01 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
NOVA MUTUM, 01 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 01 de Maio de 2025, 14:33 - A | A

01 de Maio de 2025, 14h:33 - A | A

GERAL / COLAPSO FÍSICO

Bombeiro passa mal em curso que deveria estar suspenso em MT

Houve decisão judicial para suspender o curso, mas as atividades continuaram

Da Redação/FolhaMax
Cuiabá/MT



Um subtenente do Corpo de Bombeiros passou mal por problemas de saúde, durante cerimônia de troca de luvas, realizada nesta quinta-feira (1º). Lauriney Pinto de Miranda é aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar (CAOC) e foi atendido no local, sendo encaminhado em seguida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois para um hospital em Cuiabá.

O militar desmaiou durante um treinamento físico exaustivo realizado durante que curso, que inclusive, foi alvo de decisão judicial determinando que fosse suspenso. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o subtenente tem 30 anos de carreira militar e era aluno do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares. Esclareceu que logo após passar mal foi socorrido e levado para uma UPA e depois um hospital, conforme orientação médica.

"A corporação informa que ele está bem, conversando, e será submetido a um procedimento de cateterismo para tratar o problema". Informou ainda que a corporação acompanha a situação e presta todo o apoio necessário à família.

CURSO SUSPENSO

Há relatos de que o subtenente Lauriney e a turma de alunos da qual fazia parte, teriam sido submetidos a uma série de exercícios intensos, como corrida de 7 quilômetros, natação por uma hora ininterrupta, sessões de abdominais, flexões e polichinelos. Durante as atividades, o aluno desmaiou na quadra, batendo a cabeça no chão. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital.

Em decisão assinada no dia 22 de abril deste ano, o juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá determinou a "imediata suspensão do Processo Seletivo Interno do CAOC até o julgamento do mérito deste feito ou decisão judicial autorizando sua retomada". Ele proferiu a decisão liminar num mandado de segurança interposto por Fernando da Silva Barbosa e Rudiney Taveira Longuinho, ambos bombeiros em Mato Grosso, contra ato do presidente da Comissão do Processo Seletivo do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares.

Os autores do mandado de segurança alegam que foram indevidamente excluídos do processo seletivo do curso "em razão de indevida reserva de 50% das vagas com base em critérios de antiguidade, em afronta à exigência de concurso público interno prevista na nova lei federal. Ademais, alegam o processo de seleção viola a legislação vigente, na medida em que houve omissão da Avaliação Psicológica na seleção, requisito obrigatório nos termos do art. 31, inciso VIII da LC 408/10".

No entanto, as atividades teriam sido levadas adiante. E durante o curso o subtenente passou mal.

NOTA NA ÍNTEGRA

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) esclarece que um subtenente, com 30 anos de carreira militar e aluno do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares (CAOC), passou mal por problemas de saúde, durante cerimônia de troca de luvas, realizada nesta quinta-feira (1/5). Ele foi prontamente atendido no local, encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, a um hospital, conforme orientação médica.

A corporação informa que ele está bem, conversando, e será submetido a um procedimento de cateterismo para tratar o problema.

O Corpo de Bombeiros acompanha a situação e presta todo o apoio necessário à família.



Comente esta notícia