Depois de cobranças por parte de moradores com repercussão na imprensa devido à demora da equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC-MT) para retirada do corpo da criança de 1 ano 3 meses que faleceu essa semana no Bairro Jardim Agata ao ser atingida por um caminhão, a Câmara de Vereadores se posicionou sobre o assunto através de nota oficial para esclarecer que tanto os parlamentares quanto o executivo municipal estão cobrando do estado a instalação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC-MT) e o Instituto Médico Legal em Nova Mutum.
No caso da criança, o acidente ocorreu por volta das 09h50 o corpo de bombeiros foi acionado, só que quando chegou ao local já diagnosticou a criança sem vida. Como a Policia Civil só pode autorizar a remoção do corpo com a presença de peritos da Politec, o corpo da criança ficou jogado no meio da rua até às 14h. A situação causou grande comoção.
Atualmente a equipe Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC-MT) mais próxima de Nova Mutum é a Sorriso, e nem sempre eles estão disponíveis quando ocorreu acidentes com vitimas fatais pelo fato de atenderem toda região.
A demora para equipe chegar até Nova Mutum e liberar o corpo para necropsia de seu pelo fato de na parte da manhã os peritos terem se deslocado para Nova Ubiratã para atenderem outra ocorrência.
Na nota que a Câmara enviou a imprensa, a Mesa Diretora esclarece que a situação já foi cobrada do estado para que Nova Mutum seja contemplado com a POLITEC e o IML. Devido o grande tramite burocrático a proposta não pode ser consolidada.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Mutum, diante do trágico ocorrido em nosso município na última segunda – feira (04/04), no bairro Jardim Ágata, vem a público informar que a respectiva demanda, já foi cobrada junto as repartições municipais e estaduais competentes.
O Expediente Indicatório nº 017/2015, devidamente aprovado na Augusta Casa de Leis, indica ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal a necessidade de intervir junto à Secretaria de Segurança Pública do estado, para implantar uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), e um complexo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC), no município de Nova Mutum.
No ano passado com o acordo firmado em (09/07), com o Diretor do Interior, Wilson leite, e a Diretora de Execuções Estratégicas, Maria Alice Barros Martins, ficou acordado que após a instalação da Delegacia Regional, Buscando cumprir o modelo de divisão do Estado de Mato Grosso em Regiões Integradas de Segurança(RISP), Wilson leite, expôs que, o estado iria viabilizar a Politec e o IML, porem os trâmites legais ainda não foram cumpridos.
Reiteramos que, a Câmara Municipal vem cumprindo com o seu papel de legislar, cobrar e fiscalizar, sempre Visando atender os anseios da população Mutuenses.
Fonte:MutumNoticias