NOVA MUTUM, 25 de Abril de 2024
icon weather 23 º 32 º
DÓLAR: R$ 5,16
Logomarca

GERAL Terça-feira, 21 de Junho de 2022, 03:18 - A | A

21 de Junho de 2022, 03h:18 - A | A

GERAL / POLÍTICA

CCJ da Câmara aprova piso salarial para enfermagem

Texto segue para análise da comissão especial

Marcelo Brandão/Agência Brasil



A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição 11/2022, que dá segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Agora, o texto segue para a comissão especial, que deverá discutir a PEC antes de sua apreciação em plenário.

A votação, ocorrida de maneira simbólica, só não foi unânime porque o partido Novo foi divergente. Já o deputado Bilac Pinto (União Brasil-MG) afirmou que a comissão especial deve definir qual será a fonte de custeio desse piso salarial. “Nós somos a favor, mas não podemos botar essa conta somente para as prefeituras e para os hospitais”, disse.

A matéria foi proposta após senadores e deputados aprovarem o PL 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750. Pela proposta, esta será a remuneração mínima a ser paga nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. No caso dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.



Comente esta notícia

Roselia De Oliveira 21/06/2022

Agradeço muito por ter sido aprovado essa PL do piso salarial do s funcionários da saúde , porque é uma profissão de muita importância , nascermos nas mãos de um profissional, e caminhando juntos, e partimos com um profissional do nosso lado então se pararmos pra pensar como esses profissionais fazem parte da nossas vidas, devemos dar muito valor a eles .

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1