Redação
Nova Mutum
A Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol) em parceira com a Gerência de Operações Especiais (GOE) e Sindicato dos Investigadores (Siagespoc) estão realizando em todo o estado de Mato Grosso um Curso de Prevenção e Reação Contra a Violência Urbana.
No total, serão realizadas 14 turmas até dezembro de 2017, atendendo as regionais de Cuiabá, Várzea grande, Alta Floresta, Sinop, Pontes e Lacerda, Cáceres, Nova Mutum, Juína, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Rondonópolis, Água Boa e Confresa.
O curso conta com uma carga horária de 20 horas/aulas, divididas em dois dias, o mesmo esta sendo coordenado pela Gerência de Operações Especiais, em Nova Mutum, 12 aluno participam do curso, entre eles o Delegado de São José do Rio Claro, Marcelo Carvalho, que falou sobre a importância deste curso. “A importância é treinar o policial, pois o policial bem preparado é mais segurança para a população, então a Policia Judiciaria Civil tem realmente se preocupado com isso e feito diversos cursos em todas as regionais, para justamente estar treinando o policial para as eventualidades do dia a dia.” Disse o Delegado em entrevista ao site Power Mix.
O instrutor do GOE, Bruno Monti, destacou a importância do curso. “A importância é que o curso trabalha a hora de folga do policial, e também a hora de serviço do policial civil, que está a maior parte do tempo com a arma velada, (arma guardada na cintura), então o curso tem a intenção de melhorar a postura preventiva policial, para ele não se tornar vitima de roubo, e se ele vier a se tornar uma vitima, o curso trabalha a parte pratica da reação, para ele reagir e salvar a vida de terceiro, sabendo quando e a hora certa dele reagir.” Explicou o instrutor.
O aluno Jorge Luis destacou a importância de fazer esse curso. “Esse curso veio muito a agregar nas nossas horas de folga, por ser destinado a essa área, e é de suma importância para cada participante para proteger sua vida e de seus familiares nos seus momentos de lazer, porque infelizmente é nessas horas que a gente está mais vulnerável, realmente é um curso muito bom.” Concluiu o chefe de operações Jorge Luiz.
O objetivo do curso é preparar o policial para as suas horas de folga, porque segundo estáticas, hoje morrem mais policias de folga que trabalhando. O polícia é preparada para defender o próximo, e às vezes em ocasiões que ele enfrenta na rua à paisana, um simples erro pode ser fatal.
O curso teve inicio em Nova Mutum na data de ontem e tem seu termino nesta quinta-feira (14).