NOVA MUTUM, 09 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,59
NOVA MUTUM, 09 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,59
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013, 15:25 - A | A

16 de Setembro de 2013, 15h:25 - A | A

GERAL /

Detran-MT inicia Semana Nacional de Trânsito



Com o tema “Álcool, outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso realiza mais uma vez a Semana Nacional de Trânsito, um projeto que segue as diretrizes do DENATRAN como parte integrante da ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020’.

De acordo com as últimas pesquisas do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas nos pronto-socorros ingeriu bebida alcoólica. Os dados revelam ainda um total de 21% dos acidentes relacionados com o uso do álcool, causando um grande impacto nos atendimentos de urgência e emergência do SUS.

A publicação das Leis 11.705/98 (Lei Seca I) e 12.760/12 (Lei Seca II) trouxeram melhorias como a redução de 24% das mortes de trânsito, mas ainda é preciso maior rigor na aplicação da lei em várias cidades do país, inclusive Cuiabá que figura entre as capitais com maior número de acidentes de trânsito.

Por meio da Semana Nacional de Trânsito, o DETRAN-MT vem apoiar as ações de fiscalização no que diz respeito ao uso de álcool e drogas na direção, incentivar o debate sobre as implicações do uso, consumo, efeitos e riscos à segurança de drogas lícitas e ilícitas, dar publicidade as Leis que proíbem o consumo de álcool no trânsito além de promover parceria com os agentes de saúde para a criação de um trabalho de multiplicadores da temática nas comunidades.

Uma série de atividades serão realizadas no período de 18 a 27 de setembro como palestras educativas, curso de capacitação, orientação aos agentes de saúde além de uma Audiência Pública sobre a temática requerida pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), que é membro da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia