Em clima de entusiasmo e comemoração, centenas de pessoas, entre alunos, professores, funcionários, ex-alunos e outros segmentos da sociedade de Nova Mutum, se reuniram na noite de ontem (10) para participar de audiência pública que debateu o processo de incorporação da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Durante uma palestra voltada à comunidade acadêmica, o reitor da Unemat, Adriano Silva, afirmou que a implantação da Universidade Estadual se concretiza em janeiro de 2014, quando a instituição oferecerá cursos gratuitos de graduação e pesquisa nas áreas de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis e Pedagogia.
Conforme o reitor, a estadualização só se concretizou devido ao trabalho da Assembleia Legislativa que, diante do empenho dos deputados Dal’Bosco e José Riva (PSD) aprovaram a emenda constitucional Nº11/2012 onde ficou garantido o repasse de 2,5% da receita corrente líquida do Estado para Unemat, garantindo o fortalecimento da instituição com a melhoria humana e estrutural dos campis e também a criação de duas novas unidades, sendo essa de Nova Mutum e a do município de Diamantino . Esse valor deverá sofrer acréscimo em 2017.
A notícia foi bastante comemorada pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), que levantou a bandeira da estadualização junto ao Governo de Mato Grosso. “Essa é uma vitória de todos, da sociedade mato-grossense, da instituição de ensino, do Governo, e também dos deputados estaduais, que sempre lutaram pelo fortalecimento do ensino superior público do Estado” afirmou.
O prefeito em exercício do município, Leandro Felix (PSDC) pontuou a estadualização vai impactar diretamente na economia do município, uma vez que a Uninova era subsidiada pela prefeitura, que fazia repasse mensal de R$ 250 mil. “A Unemat vai proporcionar mais cultura e educação, além de fortalecer a economia local, com a vinda de estudantes de toda a região”, ressaltou Félix.
O presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Gonçalves (PP) lembrou dos anos de luta travados em prol da estadualização, e fez uma referência a população de Nova Mutum “que se mostrou parceira dos agentes públicos para realizar este feito”.
Fonte:MutumNoticias