Os boatos sobre o fim do benefício do Bolsa Família causou transtornos aos beneficiários e a segurança pública em Barra do Bugres, no Médio Norte de Mato Grosso. No início da noite deste domingo, 19, moradores que recebem o benefício lotaram os caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal tentando sacar dinheiro devido a informação de que o benefício seria suspenso e dia 18 seria o último prazo para o pagamento.
A Caixa Econômica Federal informou que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclareceu ainda que não procedia a informação de que o dia 18 seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. Ainda assim, muita gente optou pelo saque.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, desmentiu o boato de que o Governo Federal iria extinguir o programa e de que um bônus pelo Dia das Mães estaria sendo pago apenas até ontem, 19, o que levou centenas de pessoas a procurar um posto credenciado.
Em todo Brasil, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de beneficiários do programa somente no final de semana. Foram sacados R$ 152 milhões, informou a Caixa, que disse que o total de saques até hoje,20, serão confirmados na terça-feira, após finalização dos registros nos terminais de autoatendimento.
O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.