Período em que mais dinheiro e pessoas estão em circulação, o fim do ano oferece a combinação ideal para a ação de golpistas. E, de fato, os registros de estelionato tendem a aumentar nesta época do ano, o que demanda atenção redobrada da população. O consumidor precisa ficar atento, pois os golpistas agem à distância.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm), Alexandre Saito, é comum a falsificação de notas de dinheiro. “Pelas notas que a gente tem observado aqui dentro da cidade, as falsificações são grosseiras, o que torna de fácil reconhecimento”, confirmou.
Em relação às folhas de cheque, o representante do comércio informou que foram ao menos três clonados em um período de 30 dias. “É importante fazer a consulta nos órgãos de proteção. A Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum disponibiliza este serviço por meio do SPC e pelo ‘Boa Vista’”, ressaltou.
Outro golpe, comumente aplicado pelos bandidos, é o chamado “phishing”, no qual o cartão do usuário é copiado e o golpista passa a ter acesso a todos os dados de sua conta bancária. Essas informações são acessadas, muitas vezes, por meio de sites ou e-mails, nos quais são pedidos cadastramento ou atualizações de dados e programas.
Foi o caso que uma empresa mutuense que, recentemente, perdeu aproximadamente R$10 mil. Ao tentar acessar sua conta pela internet, o site pediu uma atualização. Foi então que seus dados foram copiados e os golpistas conseguiram sacar a quantia.
Saio alerta que, se caso o consumidor não tenha o serviço de receber mensagens no celular após a realização de uma compra, é importante ficar atento à fatura do cartão e conferir todos os gastos impressos no papel.