NOVA MUTUM, 06 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,46
NOVA MUTUM, 06 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,46
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 15 de Agosto de 2013, 06:28 - A | A

15 de Agosto de 2013, 06h:28 - A | A

GERAL /

Granja de Nova Mutum realiza primeira exportação de suínos do estado de MT



Na última quinta-feira (08) Nova Mutum realizou a primeira exportação de suínos de estado de Mato Grosso. Mais 1mil animais da Granja Ideal Agro foram exportados para a cidade de Rosário, na Argentina.

O processo de embarque foi acompanhado por um veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e um fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No total, foram embarcados 1.045 animais.

“No caso desses animais que serão exportados, existe uma exigência de eles passarem por uma quarentena na origem. Este período foi monitorado pelo MAPA e pelo Indea, que avaliaram todas as questões sanitárias específicas da produção dos suínos para a emissão das declarações e dos certificados que são exigências do importador, no caso a Argentina”, explicou o Fiscal Federal Agropecuário, Guilherme Reis.

Já o veterinário do Indea-MT, Alberto Leichweis, comentou sobre o trabalho que é feito durante o período de quarentena, no qual os animais passam por uma série de exames que certificam sua aptidão para serem exportados. “Eles são submetidos à coleta de material para fazer o exame de Peste Suína Clássica e outras doenças que são de caráter obrigatório estarem livres, para a gente poder exportar não só para outros países, mas também para outros estados”, informou.

O melhoramento genético, realizado por uma parceria entre a Granja e a empresa Généticporc foi um dos grandes responsáveis para a escolha, por parte da cooperativa Argentina, nos animais do estado. “Aqui a Granja produz reprodutores, é uma granja de avós e bisavós, é uma granja multiplicadora em núcleo. Então, ela faz o melhoramento genético dos plantéis na sua rotina”, comentou o gerente da Ideal Agro, Lisandro Houpentthal.

Os veículos percorreram cerca de 3mil km e são totalmente adequados para este tipo de transporte, com sistema de nebulização e bebedouros para os animais. “É totalmente adequado para o clima tanto aqui no Brasil, como na Argentina”, finalizou Houpentthal.

Fonte:GrupoArinos



Comente esta notícia