Wesley Moreno/ PowerMix
Nova Mutum/MT
A maioria dos estabelecimentos comerciais de Nova Mutum/MT, permanecerá de portas fechadas neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador. De acordo com Rodrigo Rigoni, gerente executivo da Acenm/CDL, uma pesquisa realizada pela entidade na terça e quarta-feira com cerca de 150 empresários já apontou uma tendência clara: mais de 90% do comércio não funcionará neste feriado nacional.
“É um assunto que, em todo feriado, gera muitas dúvidas. Muita gente se pergunta se é feriado facultativo, se pode abrir. O dia 1º de maio é, por lei, um feriado nacional. A Lei da Liberdade Econômica garante ao empresário o direito de abrir seu negócio, sim, mas ele precisa estar atento aos encargos trabalhistas em dobro”, explicou Rigoni.
A Acenm/CDL orienta os empresários a avaliarem cuidadosamente se vale a pena abrir. “Tem que colocar na ponta do lápis. Em muitos casos, o custo acaba sendo mais alto do que o retorno”, disse o gerente executivo.
A pesquisa feita pela entidade reforça o comportamento já tradicional no município em feriados como este. "Mesmo sem o levantamento finalizado, o número de empresas que optarão por fechar ultrapassa 90%, o que já nos dá uma visão muito clara da decisão predominante", destacou Rodrigo.
Apesar do fechamento na quinta-feira, o atendimento volta ao normal já na sexta-feira (2). O prefeito Leandro Félix também confirmou que não haverá feriado prolongado para o setor público municipal. “Seja o privado, seja o público, o expediente retorna normalmente na sexta-feira”, reforçou Rigoni.
Para aqueles comerciantes que ainda têm dúvidas sobre o funcionamento ou questões jurídicas envolvendo feriados, a Acenm/CDL segue à disposição. “Temos nosso corpo jurídico, liderado pelo Dr. Oduvaldo Lopes, que pode auxiliar em dúvidas mais técnicas. Seja o comerciante associado ou não, estamos aqui para orientar”, concluiu o gerente.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM