Mauro Fonseca/PowerMix
Mato Grosso
Mato Grosso conquistou uma marca histórica na Educação: subiu para a 9ª posição no ranking nacional de alfabetização na idade certa, deixando para trás uma das piores colocações do país. O avanço foi celebrado pelo governador Mauro Mendes, que atribuiu o feito ao trabalho dedicado dos educadores e aos investimentos significativos realizados na área.
“Saímos de uma das piores colocações do país para o TOP 10 brasileiro. Esse avanço é resultado do trabalho dedicado dos nossos educadores e dos investimentos históricos que nossa gestão tem feito na Educação”, destacou o governador.
O resultado positivo é refletido nos dados municipais. O ranking estadual mostra que o município de Araguainha alcançou 100% de alfabetização, seguido por Carlinda (98,95%), Salto do Céu (97,49%) e Ponte Branca (96,88%). Ao todo, dezenas de cidades mato-grossenses superaram a marca de 80% de alfabetização na idade correta, evidenciando o esforço coletivo das redes municipais.
Nova Mutum ficou na 36ª colocação atingindo um índice de 74,86% das crianças alfabetizadas na idade certa. Cabe ressaltar que estes numeros refletem a educação de responsabilidade do estado e não está incluídas as séries do ensino fundamental de responsabilidade dos municipios.
Ainda assim, os desafios persistem. Municípios como Vale de São Domingos (23,86%), São Félix do Araguaia (33,38%) e São José do Xingu (35,26%) figuram entre os menores índices de alfabetização, revelando que o trabalho precisa continuar de forma intensiva e estratégica.
Para Mauro Mendes, os números mostram que Mato Grosso está no rumo certo, mas reforçam a necessidade de manter o ritmo de trabalho. “Ainda temos muito a evoluir, mas os números comprovam: estamos no caminho certo”, afirmou. Ele também incentivou a valorização dos professores, pedindo que a população compartilhe o feito com quem se dedica diariamente à alfabetização das crianças.
A conquista coloca Mato Grosso em posição de destaque no cenário educacional brasileiro e aponta para um futuro mais promissor na formação das novas gerações.