Abdalla Zarour
O Ministério Público do Estado (MPE) comprou, por R$ 2,6 milhões, uma ferramenta para auxiliar nas investigações e conseguir provas ao ‘hackear’ celulares da Apple.
É o que prevê o sistema UFED Premium, que em português significa Dispositivo Universal de Extração Forense, com capacidade para invadir qualquer iphone.
De acordo com o site Tecmundo, a UFED Premium, desenvolvida pela empresa israelense Cellebrite, é uma ferramenta voltada para autoridades governamentais e policiais no mundo.
O sistema consegue realizar a extração completa do sistema de arquivos em celulares iOS, além de smartphones Android top de linha.
Segundo o Tecmundo, a Polícia Federal americana, o FBI, usou o sistema para hackear o iphone de um suposto terrorista. O FBI teve sucesso em adquirir as informações.
A aquisição do MPE foi feita junto à empresa Techbiz Forense Digital Ltda, com sede na capital paulista.
O Ministério Público adquiriu sistemas Cellebrite UFED Premium - opção “B”, UFED Premium Pacote 60 Actions com três anos de atualização e Cellebrite Pathfinder Enterprise com três anos de atualização e suporte.
A contratação foi feita com inexigibilidade de licitação e, segundo o MPE, está fundamentada nos termos do artigo 25, inciso I, da Lei Federal nº 8.666/93.
A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (28).