Profissionais da saúde, representantes de conselhos e sociedade participaram nesta terça-feira, 03, da Conferência Municipal de Saúde com o tema: "Promoção a Saúde; um desafio para o SUS". O evento foi realizado no salão paroquial e contou com a presença do Prefeito Adriano Pivetta, vice Leandro Felix, secretário de Saúde João Batista, vereadores e o ministério público.
Durante a abertura o Prefeito Adriano Pivetta destacou a importância de investir na saúde pública, principalmente nas medidas preventivas, para Pivetta a Promoção a Saúde é a valorização dos profissionais e atendimento digno aos usuários do sistema único de saúde (SUS). Ele citou como exemplo algumas ações que a prefeitura vem desenvolvendo para melhorar a qualidade no atendimento, "Esse ano trabalhamos em relação a saúde e a tendência é melhorarmos ainda mais. Ativamos o Pronto Atendimento e um moderno Centro de Especialidades Médicas, contratamos novos médicos, melhoramos nossa farmácia e iniciamos a construção de dois postos de saúde", cita.
O Secretário de Saúde João Batista e o Secretário de Administração Geder Luiz Genz, apresentaram o programa de Gestão em Saúde que vai modernizar o atendimento na saúde pública de Nova Mutum. O projeto esta em fase de instalação e os profissionais recebendo capacitação. Uma das novidade será o fim das filas nos postos de saúde, já que os pacientes terão horários de atendimento agendados.
O Programa inclui também a digitalização do atendimento feito pelas agentes comunitárias, onde cada profissional vai receber um tablet com sinal de internet e todas as atividades serão acompanhadas online por um banco de dados instalado no PSF que aquele profissional atende.
Além desse posicionamento durante a Conferência os participantes puderam durante todo o dia debater medidas que contribuam com a melhoria da saúde pública. Os grupos de debates elencaram 45 propostas para que o município trabalhe a viabilidade para implantação ao longo dos anos, entre ele está, a adequação de as unidades de saúde antigas, transparência total das informações aos usuários do SUS, implantação do CAPS III em parcerias com comunidades terapêuticas, capacitação dos profissionais para atendimento dos dependentes químicos entre outras.
Fonte:Assessoria