Casos com mais incidência em crianças menores de cinco anos.
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), passa a oferecer a partir deste mês de setembro, em toda a rede pública de saúde, a vacina varicela (catapora) incluída na tetra viral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola. A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
A catapora é caracterizada, principalmente, pela proliferação de bolhas pelo corpo do doente, chamadas de vesículas, é altamente contagiosa, podendo ser acompanhada de febre moderada. Do surgimento das bolhas até a cicatrização, são aproximadamente cinco dias. A doença é transmitida através de partículas virais transmitidas pelo ar ou por meio do contato com a pele e pode ocorrer durante todo o ano, com picos de incidência nos meses de agosto a novembro.
A vacina é para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral aos 12 meses. Caso a criança não tenha recebido a primeira dose da tríplice viral, ela receberá a dose da vacina e agendada uma data para receber a tetra viral, explica Luciane Mayer coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, no ano de 2012 houve 40 casos registrados de varicela. Em 2013, até ultima quinta-feira (5) já foram registrados 208 casos com mais incidência em crianças menores de cinco anos, mas muitos casos entre os adultos com idades que variam de 18 a 50 anos.
Durante o tratamento da catapora, Luciane, cita alguns cuidados importantes como: evitar coçar as feridas; manter as mãos sempre limpas utilizando sabonete anti-bactericida ou álcool em gel várias vezes ao dia; manter as unhas bem curtas; não estourar as bolhas; cuidado ao pentear o cabelo para não estourar as bolhas presentes no couro cabeludo; evitar o contato com outros; evitar a exposição ao sol para não ficar com as manchas, ou seja, manter em repouso absoluto.
Mayer, explica ainda que quanto mais velha a criança for, mais complicações ela pode ter com o contagio da catapora. E em adulto, pode chegar até ao óbito. A coordenadora explica que o sistema imunológico quando em adulto o ataque de defesa do organismo é mais forte e quando criança o sistema de defesa é mais frágil assim as reações são menores, conclui.
As vacinas estarão disponíveis a partir do dia 16 de setembro em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Fonte:MutumNoticias