O último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que os casos de dengue este ano já superaram os números do ano passado. De janeiro a outubro, foram registrados 347 notificações, sendo 269 confirmados e 78 descartados. No ano passado, neste mesmo período, o município registrou 60 notificações, com 15 casos confirmados e 45 descartados.
Segundo a gerente da Vigilância em Saúde, Luciana Mayer, este mês nenhum registro foi confirmado. Ela solicitou um maior empenho por parte da sociedade, tendo em vista que as chuvas começam a se intensificar na região. “Nós percebemos que, desde o dia 24 de outubro, nenhum caso foi notificado. Isso é um bom sinal, mas a sociedade precisa manter o foco na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue”.
Outro fator preponderante e que preocupa a saúde publica da cidade é em relação aos primeiros casos da zika vírus e da febre chikungunya no Estado, doenças também transmitidas pelo mesmo mosquito. Segundo Luciana, uma ação de conscientização vem sendo realizada para que a população redobre as atenções para evitar possíveis surgimentos da doença.
Até a presente data nenhum caso tanto da zika como da febre chikungunya foram registrados em Nova Mutum.
Fonte:SoNoticias