Power Mix com Assessoria
Nova Mutum-MT
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum confirmou, na noite desta quarta-feira, 29, o terceiro caso testado positivo para Covid-19. O paciente, do sexo masculino tem 48 anos e está hospitalizado em leito de enfermaria no Hospital Municipal. Seu estado é estável e respira sem a utilização de respirador.
O paciente não relatou nenhum tipo de doença pré-existente (comorbidade) durante a notificação e investigação. A confirmação do caso foi por critério laboratorial, através do teste rápido imunológico para covid-19, com resultado positivo para anticorpos IGM.
De acordo com a Secretaria de Saúde o paciente procurou o Pronto Atendimento (PA), dia 25 de abril com queixa de falta de apetite, dor no corpo e febre. Na avaliação médica, não apresentou alteração em exame clínico. Ele foi medicado e foram solicitados exames laboratoriais.
No dia 28, retornou em atendimento médico em sua Unidade Básica de Saúde, relatando retorno de viagem à Nova Mutum há três (03) dias, informando ainda que havia passado mal durante o trajeto e afirmando que o mal estar persistia. Seu quadro foi diagnosticado como Síndrome Gripal Leve, notificado conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde e encaminhado ao Hospital Municipal para avaliação e conduta do médico plantonista de possível internação.
No hospital passou por consulta médica, realizando novos exames laboratoriais e raio-x de tórax, após avaliação médica foi indicado tratamento em casa e isolamento. Hoje, 29, no período da manhã, o PSF realizou visita domiciliar e orientações para toda a família e reforçou a importância do isolamento social.
No início da tarde desta quarta-feira, 29 o paciente procurou atendimento junto ao PSF Primavera relatando desconforto respiratório e com o exame em mãos, passou por atendimento e avaliação médica e após encaminhado ao hospital municipal, para internação.
"Ele é morador de Nova Mutum, estava em isolamento e sob observação da Secretaria de Saúde, sua situação foi se agravando de maneira leve. Ele foi internado no hospital municipal, por precaução, para resguardar a vida do paciente ele está internado e seu estado de saúde é estável no momento", afirmou a secretária Municipal de Saúde, Anke Schwabe.
A Secretária esclareceu a adoção deste teste. "O teste realizado junto ao laboratório estadual Lacen é feito através das coletas de amostras de secreções nasal e de orofaringe, mas as amostras devem ser coletadas no período do terceiro ao oitavo dia de sintoma. Este paciente está, hoje, no décimo dia de sintoma, o que tornaria o exame junto ao laboratório Lacen ineficaz, resultando em um falso negativo. Por isso a opção do teste rápido, como preconiza o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde", disse. O caso não possibilita a ação de investigação de lugares por onde ele passou, para obter uma definição sobre transmissão. Equipes da Vigilância Epidemiológica e de Atenção Básica de Saúde realizam o isolamento e acompanhamento familiar.
A Secretaria de Saúde informou que até o momento de investigação não há ligação entre este, e casos anteriores.
"Nossas estratégias seguem em vigência, elas são preconizadas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Todas as pessoas que procuraram nossas unidades com síndrome gripal foram notificadas e estão sendo monitoradas. Com amplo esforço de inúmeras autoridades e da população estamos conseguindo enfrentar esta situação. Reforçamos que cada cidadão mantenha as medidas preventivas. Pedimos que só saiam de casa para o essencial, evitem aglomerações, usem máscaras e tenham cuidados redobrados com pessoas acima de 60 anos, consideradas do grupo de risco", ressalta.
A Secretária de saúde Anke Schwabe convocou a imprensa para uma coletiva, onde trouxe mais detalhes sobre o caso;
Assista a coletiva (CLIQUE AQUI)
(Atualizado as 22h38)
Antônio Carlos 29/04/2020
Sugestão, para prevenir ainda mais a contaminação do corona vírus.. Tem muitas empresas de fora aqui na cidade, fazem vários tipos de trabalhos, para construção da esmagadora de grãos "Inpasa". Este pessoal todo estão em hotéis, casas, etc... Todos vieram de outras cidades e regiões, como do Suldesde e Sul; Onde os casos estão com a maior quantidade. Deveria se checar a todos estes funcionários, de todas as empresas, pra garantir que não vão se espalhar.... Eles estão pela cidade, em vários pontos, isso é perigoso.... Muitas vezes não respeitando o isolamento e nem as precauções, como uso de máscara... Tenho visto muito isso.... Por favor, repassem aos órgãos responsáveis... Será bom pra todos moradores da cidade de Nova Mutum.. Obrigado
1 comentários