Na manhã desta sexta-feira (29), seis vereadores mirins participaram da 8ª e última Sessão de 2013. Os trabalhos foram iniciados pela presidente Heloíza de Souza Dziachan da Escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro.
Na pauta, quatro indicações sugestão foram apresentadas. A vereadora mirim Maressa Tuany Vieira da Escola Estadual Virgilio Corrêa Filho foi à autora de duas indicações. Na de nº 017/2013, ela pede a necessidade de implantar e executar um projeto de jardinagem e paisagismo na sua escola. Já na indicação nº 018/2013, Maressa apresenta a necessidade de disponibilizar conjunto de coleta de lixo, as lixeiras seletivas, para a Escola Virgilio Corrêa Filho.
O vereador mirim Mateus Gustavo Flach do Centro Municipal de Educação Básica e Integral Professora Lucia Faccio Tasca apresentou a sugestão nº 019/2013, de pintar novamente o muro da sua escola e de realizar palestras educativas visando à diminuição da degradação do patrimônio público.
Já o vereador mirim Guilherme Cargnin Kremer da Escola Piaget é o autor da indicação nº 020/2013. Ele pede para que seja feita uma caixa de drenagem, tipo “boca de lobo” em frente a sua escola para a drenagem das águas pluviais.
Todas as sugestões foram aprovadas por unanimidade e devem ser avaliadas pelos vereadores oficiais e encaminhadas ao Executivo.
Participaram da Sessão, alunos das escolas públicas e privadas e os vereadores Luiz Carlos Gonçalves, Lucas Badan Faria, Francisco Assis Pereira e Airton Pessi. Para o presidente Luiz Carlos Gonçalves, o projeto da Câmara Mirim é uma forma dos jovens acompanharem sobre as funções de um vereador. “Eles aprendem sobre legislação e os deveres do Poder Legislativo”, comentou.
O projeto Câmara Mirim deve retornar em 2014 através da escolha dos novos vereadores que representarão suas respectivas escolas, levando reivindicações e debatendo sobre iniciativas do bem comum.
Fonte:Assessoria