NOVA MUTUM, 26 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,56
NOVA MUTUM, 26 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,56
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 10:45 - A | A

25 de Julho de 2025, 10h:45 - A | A

GERAL / SILÊNCIO EM HOLLYWOOD

O que se sabe sobre o estado de saúde de Bruce Willis?

O ator, que tem 70 anos, foi diagnosticado com demência frontotemporal em 2023

Terra



Desde que foi diagnosticado com demência, Bruce Willis trocou os sets de gravação e os flashes de Hollywood por uma vida reclusa. As raras aparições do ator de O Sexto Sentido acontecem nas redes sociais das filhas, da esposa e da ex-mulher, Demi Moore, com quem tem uma boa relação. Na segunda-feira, 21, uma atualização sobre sua saúde preocupou os fãs: aos 70 anos, ele não consegue mais andar, ler e até mesmo falar. A informação foi dada pelo site paquistanês The Express Tribune.

Aposentadoria das telas com a descoberta de doença

Foto: Reprodução/Instagram

Bruce Willis

 

A saga de Bruce Willis com sua saúde começou há três anos, quando surpreendeu o público ao anunciar que sairia de cena e se aposentaria das telas. O motivo foi o diagnóstico de afasia, uma alteração da linguagem que dificulta a comunicação oral e escrita.

A condição atrapalhava o desempenho do ator no set de gravação, que fez seu último trabalho em 2021, o filme Meia-Noite no Switchgrass.

Em comunicado emitido em março de 2022, a família se emocionou ao falar da decisão. "Com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele. Este é um momento realmente desafiador para a nossa família e estamos muito agradecidos pelo amor, compaixão e apoio contínuos de todos vocês", diz o texto.

"Como Bruce sempre diz: 'viva' e, juntos, planejamos fazer exatamente isso", termina a carta emocionada assinada pela esposa, Emma Hemming, as filhas, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn, e a ex-mulher, Demi Moore.

O 'baque' do diagnóstico de demência

Depois que decidiu se aposentar para cuidar da saúde, Bruce Willis passou a viver recluso em sua mansão em Los Angeles, o reduto hollywoodiano na Califórnia, nos Estados Unidos. Acostumados a verem o ator em cena, os fãs passaram a pedir que sua família publicasse novos registros do dia a dia do artista nas redes sociais, e sua esposa, Emma, assim o fez.

Pouco menos de ano depois do primeiro diagnóstico, no entanto, veio um baque ainda maior: a descoberta de uma demência frontotemporal. Em um anúncio publicado em fevereiro de 2023, a família agradeceu o apoio do público e atualizou seu estado de saúde.

"Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, sua condição progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como DFT). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro", dizia a nota.

A demência frontotemporal é uma doença neurodegenerativa caracterizada por um conjunto de distúrbios que atingem os lobos frontais do cérebro. Essa condição tende a piorar com o tempo e pode provocar mudanças no humor, comportamento e personalidade, além de dificultar a compreensão e a fala.

No texto, publicado também no portal da Associação de Demência Frontotemporal dos Estados Unidos, os familiares explicaram a condição.

"A DFT é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e que pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a DFT é a forma mais comum de demência [...] Atualmente, não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos", destacou.

Em uma declaração de amor à Bruce, as filhas, a esposa e a ex-mulher agradeceram o apoio dos fãs de todo o mundo. "Bruce sempre encontrou alegria na vida e ajudou todos que conhece a fazer o mesmo. Significou muito ver esse sentimento de cuidado ecoar nele e em todos nós. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês demonstraram por nosso querido marido, pai e amigo durante este momento difícil", agradeceu a família.

Foto: Getty Images

Bruce Willis

 

Família fala do assunto de maneira comedida

Desde o diagnóstico, Bruce Willis só aparece publicamente por meio de fotos e vídeos publicados por familiares nas redes sociais. A principal 'porta-voz' da família é a esposa Emma Hemming, de 47 anos. Ela está com o ator desde 2009.

Em seu perfil do Instagram, Emma constantemente fala dos desafios no cuidado de pessoas com condições como as de Bruce e publica momentos especiais em família. Em janeiro deste ano, a esposa do astro compartilhou um momento sensível e inspirador.

Em um vídeo, ele agradece aos policiais pelo trabalho na cidade. "Ao detectar um socorrista, Bruce nunca perdeu a oportunidade de demonstrar a sua gratidão com um aperto de mão sentido e um "obrigado pelo seu serviço". "Ontem não foi diferente", escreveu. No registro, o ator aparece fisicamente bem e posa para fotos ao lado dos agentes.

Um ano antes, em 2024, Emma respondeu ao programa norte-americano Today se o marido ainda tinha consciência do mundo ao seu redor. “É difícil saber. A demência é difícil. É difícil para a pessoa diagnosticada, também é difícil para a família. E isso não é diferente para Bruce, ou para mim, ou para nossas meninas. Quando dizem que é uma doença de família, é mesmo" desabafou.

Recentemente, ela também anunciou o lançamento do livro A Jornada Inesperada: Encontrando Força, Esperança e Si Mesmo no Caminho dos Cuidados. A obra fala da rotina de cuidados com o artista e dos desafios físicos e psicológicos enfrentados pela família desde o seu diagnóstico.

Quem também já falou publicamente sobre o assunto foi a ex-mulher de Bruce, Demi Moore. Em entrevista durante sua campanha para o Oscar neste ano, a atriz chegou a dizer que não desejava "isso para ninguém".

"Eu já compartilhei isso antes, mas eu realmente quero dizer isso com muita sinceridade. É muito importante para qualquer um que esteja lidando com isso entender onde eles [as pessoas com demência] estão, e desse lugar, há tanto amor e alegria", sugeriu. "Há uma grande perda, mas também há uma grande beleza e presentes que podem vir [da situação]", completou a atriz.

Cuidados 24 horas por dia

Há alguns meses, o US Weekly preocupou os fãs ao revelar o avanço preocupante da demência de Bruce. Segundo uma fonte ligada à família e ouvida pelo portal, o humor do ator já era instável devido a doença, mas a situação supostamente tem piorado nos últimos tempos.

"Bruce tem dias bons e dias ruins, mas nos últimos dois meses, houve muito mais dias ruins do que bons. Essa experiência uniu ainda mais a família inteira", confidenciou a fonte.

"Ninguém sabe quanto tempo Bruce tem, então eles estão aproveitando cada momento que têm com ele. Bruce tem cuidados 24 horas por dia, mas pelo menos um membro da família está sempre com ele", destacou.

A última atualização veio nesta segunda-feira, 21, quando o site paquistanês The Express Tribune afirmou que o astro não consegue mais andar, ler e até mesmo falar. A informação não foi confirmada pela família Willis.



Comente esta notícia