Mauro Fonseca/Da Redação
Brasil
O fundador do Orkut, Orkut Büyükkokten, anunciou que está desenvolvendo uma nova versão da rede social com foco no Brasil, seu principal mercado nos anos 2000. Com mais de 30 milhões de usuários ativos à época, a nova plataforma promete resgatar a essência das comunidades temáticas e promover conexões autênticas, distanciando-se de algoritmos que incentivam o engajamento tóxico.
O projeto aposta na inteligência artificial para moderar conteúdos inadequados sem comprometer a liberdade de expressão. A Geração Z é um dos principais públicos-alvo, atraída pela proposta de uma experiência digital mais leve e menos superficial. Ainda sem data de lançamento, a nova rede está sendo desenvolvida por equipes em São Paulo e no Vale do Silício, e pretende unir nostalgia com inovação para conquistar tanto antigos usuários quanto novos.
A proposta agora é de uma versão atualizada e segura. Apesar das novidades, a intenção de Büyükkökten é de manter a essência da rede social. “Trabalhamos duro para fazer do orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhassem seus interesses, não apenas pessoas que curtissem e comentassem suas fotos”, diz o comunicado.
A rede social ficou conhecida principalmente pelas comunidades com nomes divertidos. Uma das mais famosas, por exemplo, era “Eu Odeio Acordar Cedo” com 6.106.958 membros e “Eu amo minha MÃE!”, com 4.571.629 integrantes.