Alta do dólar, da farinha e do leite são os principais responsáveis.
Um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, o pão francês, sofreu considerável aumento de preço nos últimos 12 meses. A alta mais impactante ocorreu no final de agosto deste ano, devido principalmente à alta do dólar e à baixa produção de farinha de trigo na Argentina. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o pão francês subiu 12,45% no acumulado de 12 meses. Só este ano, o aumento foi de 6% no país.
Em Nova Mutum o preço do pão francês no início deste ano era de aproximadamente R$ 7,49 o quilo, e hoje chega a aproximadamente R$ 8,99, uma alta de 20%. De acordo com a empresária Graziele Wilke Mayolino, que atua no ramo de panificação, a farinha aumentou cerca de 40% este ano. A metade da farinha de trigo consumida no Brasil é importada. Leite e derivados também aumentaram, refletindo no preço do pão e de outros produtos de panificação e confeitaria.
De acordo com a Associação de Panificação, o brasileiro consome em média 660 pães ao ano, o que equivale a dois por dia. Mesmo com o preço em alta, os consumidores não pensam em abrir mão do alimento. “Pão é um produto que as pessoas dificilmente substituem”, diz a empresária Graziele.
Fonte:Assessoria de imprensa – Acenm/CDL