As vendas do comércio de Nova Mutum no período de Páscoa deverão crescer 3,5% em relação a 2013, margem que é considerada tímida se comparada aos resultados dos anos anteriores.
De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL), para os setores mais diretamente ligados à data comercial, como supermercados, padarias e lojas especializadas, o resultado será um pouco melhor. Esses setores aguardam um incremento de 8 a 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
A estimativa para Nova Mutum acompanha o cenário nacional, como explica o presidente da CDL, Rodrigo Rigoni.
“O crescimento é tímido, haja vista que desde a virada do semestre a atividade do comércio tem desacelerado, o que já era previsto por alguns economistas. Um dos fatores é a alta da inflação, que o governo não admite, mas é um problema real. O fantasma da inflação está rondando a economia. Outro fator é a alta da taxa básica de juros, que voltou a patamares anteriores à crise de 2008. Tudo isso contribui para que a confiança do consumidor diminua ao efetuar suas compras”, contextualiza Rigoni.
Fonte:Assessoria