O Procon-SP divulgou hoje o ranking das fabricantes de celular que mais receberam reclamações em 2012. E considerando o número de reclamações não-resolvidas, Motorola e Nokia lideram o ranking de longe.
A Motorola deixou 370 reclamações em aberto, enquanto a Nokia teve 212 queixas não-solucionadas num primeiro momento. Nas outras fabricantes, este número foi menor que 50.
Como explica o Procon, os dados da tabela se referem às reclamações em geral. Quando você aciona o Procon, o órgão envia uma carta à empresa pedindo uma solução para o problema. Se for resolvido amigavelmente, tudo bem. Senão, ele é encaminhado para a sede do Procon e abre-se um processo administrativo – ele vira uma reclamação fundamentada.
No ranking de reclamações fundamentadas, divulgado em março, várias empresas de eletrônicos se destacam pelo baixo número de queixas. É o caso de Sony (Ericsson) e Samsung, que tiveram quedas significativas em 2012.
As principais exceções são… Motorola e Nokia. Nas duas, as principais reclamações envolviam produtos com danos e defeitos, mais questões de garantia.
LG e CCE também aparecem em destaque no ranking divulgado em março; no entanto, seu total de reclamações envolvendo celulares parece relativamente pequeno (veja a tabela acima).
O Procon não revela quantas reclamações fundamentadas de cada empresa se referem a celulares. E no ranking de março, consta apenas o total; por isso, os números da coluna à direita incluem problemas com celulares, tablets, TVs, laptops e outros, mas servem de referência.